Decoração do Carnaval no Pelourinho homenageará percussão

SALVADOR - O ano nem acabou e já se ouvem os tambores do Carnaval 2011 de Salvador. Os preparativos para a festa começaram. A Secretaria Estadual de Cultura definiu esta semana o ganhador do concurso de decoração do Pelourinho. O vencedor foi o artista plástico Ray Vianna, que concorreu com outros quatro participantes. Ele receberá o prêmio de R$ 30 mil e terá R$ 280 mil para executar o projeto, cujo tema é a percussão.

A decoração do Pelô foi inspirada na forma que os percussionistas deixam os instrumentos no palco. Ela também homenageia Neguinho do Samba e o Mestre Prego do Pelourinho, ambos falecidos. Para Vianna, suas decorações anteriores – samba de roda (2007), capoeira (2008) e afoxé (2009) - já tratavam de percussão, mas dessa vez, os instrumentos ganharam volume. Olodum, Ilê Aiyê e Banda Didá serão lembrados.

A forma como Carlinhos Brown e os músicos da Timbalada deixam seus instrumentos no palco está representada em várias peças da decoração do Pelourinho. Segundo Ray Vianna, o ideal é que a decoração ficasse pronta 30 dias antes do Carnaval, que começa no dia 3 de março. Nos últimos anos, porém, houve atrasos e o material só ficou concluído 15 dias antes da folia.

Personagens - Mestre Prego, na carteira de identidade se chamava Válter Aragão França. Ele participou dos principais grupos de percussão da Bahia e coordenava o projeto Meninos do Pelô. Morreu do coração, aos 66 anos, em 3 de julho de 2010. Prego foi professor de Antonio Luís Alves de Souza, o Neguinho do Samba, um dos fundadores do Olodum e criador do samba-reggae. Neguinho faleceu em 31/10/2009, aos 54 anos.

Postar um comentário

0 Comentários