Salvador tem 14 carros roubados por dia Imagine no Interior



Salvador teve 5.315 carros levads por bandidos no ano passado. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), esse total representa uma média de 14 veículos roubados e furtados por dia na capital baiana. Esse número é 14% menor que os 6.227 veículos catalogados em 2009 e representa 0,73% da frota de 726.430 carros de Salvador.

Segundo o recém-empossado dirtor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegado Cleandro Pimenta, "a tendência é reduzir ainda mais", avisa.


Em janeiro de 2011, a SSP catalogou 450 carros roubados e furtados, 101 a menos que os 551 registrados no mesmo período de 2010 e 131 a menos que o primeiro mês do ano de 2009. Segundo o delegad0-chefe Hélio Jorge Paixão, a redução é resultado da ação policial que foi desenvolvida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e por outras equipes que trabalham com este tipo de combate.

Uma média de quase 50% dos carros roubados e furtados é recuperada todos os anos. No total, em dois anos, 5.701 carros foram devolvidos aos seus donos depois de terem sido levados por bandidos armados ou arrombados por ladrões. O delegado-chefe ressaltou que o número de carros levados por bandidos é inferior a 1% da frota de Salvador. Na opinião dele, “os números não são tão altos”. Em 2008, Salvador possuía 625.055 veículos licenciados. Em 2009, este quantitativo subiu para 664.745 e, em 2010, passou para 726.430, 101 mil automóveis a mais que em 2008.
De acordo com a delegada Rogéria Araújo, titular da DRFRV, com o aumento da violência e da frota, a tendência seria crescer também o número de assaltos e furtos de veículos, mas desde 2008 há uma queda. “Isto é resultado do nosso trabalho”, defendeu. Ela frisou que as providências tomadas pelas montadoras de automóveis para inibir os assaltos também vêm contribuindo para a prevenção. Chaves codificadas e evolução tecnológica de alarmes e de sensores que cortam o combustível do carro com o afastamento do proprietário são algumas dessas medidas.

Ainda segundo a delegada, "em 95% dos casos, os bandidos ficam aguardando a oportunidade. No geral, mulheres que demoram a descer no carro, distraídas", conta.



Confira alguns cuidados básicos que ajudam na prevenção

Dirigindo

Não cole adesivos que odentifiquem casa, trabalho, academia ou faculdade. vidros fechados eportas travadas
Se o pneu furar à noite, ou em locais pocos movimentados. Não Pare. Dirija até um local movimentado
Se você achar que está sendo seguido, vá até um posto policial ou ligue 190

Semáfaro

Mantenha a primeira marcha engatada e fique longe do veículo da frente o suficiente par visualizar as rodas de trás do carro , assim você pode sair do local sem fazer manobras

Estacionamento

Prefira os estacionamentos pagos
Antes de estacionar (ou quando retornar), ve
a se existre alguém ou alguma situação suspeita. Se surpreeender alguém mexendo no carro, nunca se aproxime. Procure ajuda sem ser notado

Caixa eletrônico

À noite, prefira os caixas em supermercados, shopping centers e postos de gasolina

Durante o assalto

Mantenha a calma e peça o mesmo ao assaltante. Faça ele se sentir no controle da situação. Nunca reaja e entregue o que for pedido com movimentos suaves.

Informações do A Tarde.

Postar um comentário

0 Comentários