Venda de abadás chega tímida aos sites de compras coletivas

A entrada dos produtos relacionados ao Carnaval nos sites de compras coletivas segue em ritmo lento. Até agora, por exemplo, só o bloco Cordão Cultural, comandado pela cantora Margareth Menezes,  disponibilizou, nesse tipo de ferramenta,  o abadá para participar da agremiação. Segundo Dode Meirelles, empresário de Margareth Menezes, a venda coletiva online é válida porque acontece de forma segura e sem riscos.
“Você garante a compra sem sair de casa e não precisa ir aos locais utilizados para a  entrega de abadás que já são visados e costumam ser alvo de assaltos”, acrescenta Dode.
Ele garante que a parceria com um dos sites proporcionou adquirir o abadá por um preço acessível. Na compra coletiva, um dia de desfile no  bloco custa R$ 50, o que significa uma economia de 50%. Além disso, o valor pode ser pago no cartão de crédito. “Mas  a nossa proposta não é entrar na competitividade dos grandes blocos”, explica Meirelles.
Limitação -  Joaquim Nery, diretor da Central do Carnaval, conta que houve grande procura em 2011 por parte dos sites especializados em compras coletivas para que a empresa disponibilizasse a venda dos produtos no novo formato. A ideia, segundo ele, ainda não vingou: “Achamos difícil, pois nosso serviço tem limitação quantitativa. Os produtos são vendidos com descontos muito grandes e  os blocos não têm condições de sustentá-los”, explicou Nery.
Comissários e vendedores de vestimentas  afirmam que o comércio de abadás nos sites de compras coletivas ainda não é vantajoso para eles. Na  opinião de Affonso Batista Neto, que começou a trabalhar como comissário aos 17 anos e hoje, aos 31, é coordenador de vendas, a opção não trará benefícios. "Isso seria a extinção do trabalho dos comissários. Quando ganhar força, os comissários acabam", opinou.
Dificuldades - O comissário, bastante comum antes do surgimento das centrais oficiais de vendas, ganhava um abadá de cortesia a cada dez vendidos. Hoje, segundo Affonso, o desempenho dessa função encontra dificuldades.
Já os ingressos para camarotes são mais fáceis de ser encontrados dentre as ofertas oferecidas nos sites. Em um deles, é possível adquirir ingressos para o camarote San Marino pela metade do preço. “Até a chegada do Carnaval teremos outras ofertas. A procura é  grande mas, por estratégia não podemos anunciar ainda”, disse Lucas Souza, executivo de comunicação da página eletrônica Groupon.
Adepta das compras virtuais, a funcionária pública Inês Nascimento diz que esta é uma forma de economizar e ainda reunir os amigos.  “Como a compra é feita em grupo, a gente aproveita o desconto e junta todo mundo”.

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