PM prende 40 suspeitos e apreende 32 fuzis em ação contra guerra do tráfico na Cidade Alta, no Rio



Em ação para conter uma guerra entre traficantes rivais, a Polícia Militar prendeu 40 pessoas e apreendeu 32 fuzis e três pistolas na Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira. Os detidos e o material foram levados à sede do 16º BPM (Olaria). Desde que a operação começou, pelo menos oito ônibus foram incendiados na Baixada Fluminense e na capital.
Três policiais militares que atuavam na operação ficaram feridos por estilhaços de granada, sem gravidade. Eles já receberam atendimento e foram liberados.
Descrição: Um ônibus em chamas na Avenida BrasilUm ônibus em chamas na Avenida Brasil Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Segundo relatos de moradores da Cidade Alta em redes sociais, os disparos começaram a ser ouvidos por volta de 1h da madrugada. Segundo o 16º BPM, bandidos de Parada de Lucas invadiram a comunidade.
Além das comunidades, o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) foi acionado para reforçar o patrulhamento na Avenida Brasil. Há também equipes da PM em Parada de Lucas.
Uma moradora da Estrada do Porto Velho relatou o clima de tensão na Cidade Alta:
— A Estrada do Porto Velho está cheia de policiais. Os caras (traficantes) atiram para cima deles. Estou estou muito nervosa, sem poder sair para ir ao hospital. Minha pressão está 22 por12. Tem de tudo: bomba, muita granada e armas pesadas.
Descrição: Os fuzis apreendidos pela PMOs fuzis apreendidos pela PM Foto: Flávia Junqueira
Em nota oficial, a PM informou que sete batalhões foram mobilizados para conter a violência no Rio:
"A Polícia Militar foi acionada, nesta terça-feira (02/05), em razão de um intenso confronto entre criminosos na Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio. Na ação atuam policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), 16°BPM (Olaria) e do 22°BPM (Maré). Já o Batalhão de Ações com Cães (BAC) está em Parada de Lucas.
Descrição: Os fuzis apreendidos pela PMOs fuzis apreendidos pela PM Foto: Polícia Militar / Twitter
O Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), além do Grupamento Aeromóvel (GAM) foram acionados em razão de ações criminosas contra coletivos na Avenida Brasil e na Rodovia Washington Luis (BR-040), onde ônibus foram incendiados.
Até o momento, o saldo da operação está com 26 presos e 17 fuzis apreendidos".
Relatos em redes sociais
Nas redes sociais, alguns moradores contam que não conseguiram sair de casa por causa do confronto na Cidade Alta.
"Barulhos de explosão de granadas são ouvidos na Cidade Alta. Tiroteio segue intenso".
"Ninguém dorme aqui".
"Não vou trabalhar hoje por conta da guerra na Cidade Alta".
"Meu pai trabalha na White Martins (entrada da Cidade Alta praticamente) ele saiu de casa agora, tô bem aflita em casa".
Mais de três mil sem aulas
Por causa do tiroteio, oito unidades de educação — cinco escolas, duas creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) — estão sem atendimento no turno da manhã, nesta terça-feira, na região da Cidade Alta. Segundo a Secretaria municipal de Educação, os locais atendem a 2.203 alunos.
Em Parada de Lucas, onde homens do BAC atuam, estão fechadas duas escolas e uma creche que atendem a 738 alunos. Vigário Geral, que fica ao lado de Parada de Lucas, também sente reflexos da violência: duas creches na comunidade — que têm 168 crianças — estão sem atendimento.

Postar um comentário

0 Comentários