Menina de 9 anos com autismo é algemada após sofrer crise na escola

 

Makayla sofre uma série de transtornos psicológios; família pede por ajuda especializada Foto: Reprodução/9News

Uma menina de apenas nove anos foi algemada por policiais após sofrer uma crise na escola. O caso ocorreu nesta semana, em Sidney, na Austrália. Identificada como Makayla, a criança tem transtorno do espectro do autismo, transtorno desafiador de oposição, síndrome de tourette, transtorno do deficit de atenção com hiperatividade e ansiedade. A combinação dessas condições faz com que enfrente crises constantes que algumas vezes desencadeiam em comportamentos agressivos.

De acordo com a família de Makayla, não é a primeira vez que a polícia é chamada para atender a filha na escola. A legislação local permite o procedimento e autoriza que agentes de segurança a levem compulsoriamente para centros de assistência de saúde mental.


Em entrevista ao canal "9News", a mãe da menina, Megan, fez um apelo para ter acesso à ajuda especializada para cuidar da filha. Ela ressaltou que não culpava a polícia ou os profissionais de saúde por suas ações, mas sentia que crianças como a filha dela estavam fracassando pela falta de especialistas, tratamentos e apoios disponíveis.

— Minha filha caiu nas falhas do sistema. Estamos apenas sendo bloqueadas em todos os lugares que vamos — ressaltou a mãe.


Grace Fava, CEO de uma ONG de aconselhamento e apoio para crianças com autismo,alertou que acompanha de perto a falta de suporte para as famílias que lidam com o transtorno.

— O sistema está deixando-os na mão. Eu diria que o sistema está quebrado, mas como alguém uma vez me disse, na verdade, não há sistema — disse.

 

 

Fonte:Extra

Postar um comentário

0 Comentários