O que se sabe sobre o caso de decapitação de um professor na França

 

Policiais franceses patrulham área próxima ao local de ataque a professor

Policiais franceses patrulham área de Conflans Sainte-Honorine, subúrbio do Paris, próximo ao local de ataque a professor



Um refugiado russo de 18 anos de origem chechena foi identificado como o suspeito da decapitação de um professor em um subúrbio de Paris, disseram autoridades francesas no sábado.

O suposto agressor, Abdoullakh Abouyezidovitch A., foi morto a tiros pela polícia na tarde de sexta-feira em Éragny, mesma área onde foi encontrado o corpo de Samuel Paty, um professor de história e geografia de 47 anos do College du Bois d'Aulne

De acordo com o promotor nacional antiterrorista Jean-François Ricard, o agressor abordou estudantes do lado de fora da escola no subúrbio de Conflans-Sainte-Honorine, no noroeste de Paris, na sexta-feira, pedindo que apontassem sua vítima.

Paty foi atacado no caminho para casa, de acordo com Ricard.

Abouyezidovitch, que não era conhecido pelos serviços de inteligência, morava em Evreux, uma cidade fora de Paris e a pouco mais de uma hora de carro do local do ataque. Ele assumiu a responsabilidade pelo ataque no Twitter, disse Ricard.

Professor usou caricatura em aula sobre 'liberdade de expressão'

Ricard não disse se o agressor em algum momento frequentou a escola onde a vítima trabalhava.

O ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, disse no sábado que Paty foi assassinado "por dar uma aula que tinha a ver com um dos pilares da democracia — a liberdade de expressão".

“Samuel Paty personificava o bem mais nobre de nossa República: suas escolas. Ele foi covardemente assassinado por inimigos da liberdade. Estaremos unidos, firmes e resolutos”, escreveu Blanquer em um tweet.

Segundo Ricard, a investigação revelou que Paty organizou uma aula sobre liberdade de expressão em torno das caricaturas do Profeta Maomé publicadas pela revista satírica Charlie Hebdo. Os cartuns satíricos foram publicados originalmente por um jornal dinamarquês em 2005 e, em seguida, republicados pelo Charlie Hebdo em 2006.

Em janeiro de 2015, 17 pessoas foram assassinadas em um ataque terrorista que começou nos escritórios do Charlie Hebdo e durou três dias. O ataque de sexta-feira ocorreu enquanto um julgamento com 14 pessoas supostamente envolvidas nos ataques continua. Tudo começou em Paris no mês passado.

Pai de aluno denunciou o professor

Em 7 de outubro, o pai de um dos alunos de Paty usou o Facebook para pedir uma ação contra o professor, a quem ele nomeou diretamente, pedindo sua demissão da escola. Ele registrou uma queixa contra Paty em 8 de outubro e publicou um vídeo no YouTube sobre o professor em 12 de outubro, disse o promotor.

Paty, por sua vez, apresentou queixa por difamação, disse o promotor.

Esse pai e outras oito pessoas foram presos, disse Ricard. Ele acrescentou que uma cunhada do pai, que permaneceu sem nome revelado, "ingressou na Organização do Estado Islâmico em 2014 na Síria e é, como tal, objeto de um mandado de busca de um juiz de investigação antiterrorista".

Uma fonte judicial francesa disse à CNN anteriormente que as nove pessoas levadas para interrogatório incluíam os pais, avô e irmão do suspeito.

Na sexta, o presidente francês Emmanuel Macron disse que o professor foi "vítima de um ataque islâmico". Falando no local do ataque, Macron disse que o educador foi "morto porque estava ensinando aos alunos liberdade de expressão, a liberdade de acreditar e não acreditar".

Nordine Chaouadi, mãe de um dos alunos da escola, disse à Agence France-Presse que o professor havia tirado as crianças muçulmanas da classe antes de mostrar as caricaturas.

“Meu filho me disse que era só para preservá-los, foi por pura gentileza, porque ele teve que mostrar uma caricatura do profeta do Islã e simplesmente disse às crianças muçulmanas: 'saiam, eu não quero para ferir seus sentimentos'. Isso é o que meu filho me disse", disse ele.

O ministro do Interior, Gerald Darmamin, disse no Twitter que estava "se mantendo informado diretamente" sobre a situação "da sala de crise que (ele) havia aberto, em contato com o presidente da República e o primeiro-ministro".Fonte:CNN

Postar um comentário

0 Comentários