Papa defende união homoafetiva e declaração ganha repercussão mundial

 

Os homossexuais são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou infeliz por isso. O que temos é que criar uma lei sobre as uniões civis. Eu lutei por elas', afirma Francisco em documentário.

Uma declaração histórica do Papa em defesa da união homoafetiva ganhou repercussão mundial nesta quarta-feira (21).

O Papa Francisco quis mandar um sinal forte aos países onde a igreja se opõe à união entre homossexuais. E fez isso através do documentário “Francisco”, que estreou nesta quarta no Festival de Cinema de Roma.

“Os homossexuais”, disse o Papa, “são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou infeliz por isso. O que temos é que criar uma lei sobre as uniões civis. Eu lutei por elas”, afirmou Francisco.

O diretor do documentário, o russo Evgeny Afineevsky, diz que a intenção do Papa não é mudar a doutrina da Igreja, mas acabar com a discriminação e reconhecer que todos merecem direitos iguais.

Nesta quinta-feira (22), o diretor vai receber, no Vaticano, um prêmio pela divulgação de temas humanitários.

O Papa Francisco foi muitas vezes criticado pela ala ultraconservadora da igreja, e teve até que suavizar as suas declarações. Agora, a clareza e a coragem dele estão sendo reconhecidas por muitos religiosos.

Nos últimos quatro sínodos dos bispos, a abertura do Papa aos homossexuais encontrou forte oposição do episcopado mundial. Mas nesta quarta, a repercussão, principalmente entre os jesuítas, foi muito positiva. E, na Alemanha, um bispo já informou que vai abençoar as uniões homoafetivas.Fonte:G1

Postar um comentário

0 Comentários