'Por dados que temos, Arce venceu eleição', diz presidente interina da Bolívia

 

Luis Arce (no centro, de óculo) comemora anúncio de vitória nas eleições bolivia

Luis Arce (no centro, de óculo) comemora após anúncios preliminares de vitória nas eleições bolivianas


Ainda sem a consolidação dos dados oficiais, a presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, disse, na madrugada desta segunda-feira (19), que, "pelos dados" que tem, Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), foi vencedor das eleições realizadas neste domingo e será o novo presidente do país, eleito em primeiro turno.
Áñez, da oposição do partido de Arce, fez o anúncio em postagem no Twitter, enquanto dados oficiais não foram divulgados. O partido MAS é o mesmo de Evo Morales, que governou o país de 2006 a 2019, por três mandatos consecutivos"Ainda não temos o resultado oficial, mas, com os dados que temos, os senhores Arce e Choquehuanca ganharam as eleições. Felicito aos ganhadores e lhes peço para governar pensando na Bolívia e na democracia", escreveu Áñez. Pouco antes do anúncio da presidente interina, uma pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora Unitel TV indicou a vitória de Arce em primeiro turno, com 52,4% dos votos válidos, contra 31,5% do centrista Carlos Mesa.

Pelas leis bolivianas, para vencer no primeiro turno, são necessários 40% dos votos e e que o candidato vencedor tenha pelo menos dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado.

Em coletiva de imprensa na Argentina, Evo Morales também se antecipou ao resultado oficial e congratulou Arce como novo presidente eleito em primeiro turno já no início da madrugada desta segunda-feira.

Mais tarde, Morales celebrou a vitória de seu partidário no Twitter. "Irmãs e irmãos: a vontade do povo foi imposta. A vitória retumbante do MAS-IPSP. Nosso movimento político terá maioria nas duas casas. Devolvemos milhões, agora vamos devolver dignidade e liberdade às pessoas", escreveu.

Caos eleitoral em 2019

Em 2019, Evo Morales liderava a contagem parcial de votos para vencer no primeiro turno e iniciar um quarto mandato quando os resultados foram suspensos, após a oposição denunciar fraudes, sustentadas por realtório da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Com a indefinição eleitoral, diversos episódios de violência explodiram pelo país nos dias seguintes e forçaram Morales a renunciar.

Após a renúncia de outros partidários de Morales de cargos de sucessão, Jeanine Áñez, senadora da oposição, foi nomeada presidente interina em uma sessão do Congresso com quórum reduzido. Áñez governava o país desde então.

Durante o caos eleitoral de 2019, Evo Morales deixou a Bolívia - primeiramente com destino ao México e depois se baseando na Argentina. Com a confirmação da vitória de Arce, é esperado que o ex-presidente retorne ao país. Fonte:CNN

Postar um comentário

0 Comentários