Brasil tem mais mortes por Covid-19 em uma semana do que 63 países juntos na pandemia inteira

 

Brasil tem mais mortes por Covid-19 em uma semana do que 63 países juntos na pandemia inteira
Crédito da Foto: Camila Souza/GovBa

Na semana passada, entre os dias 14 e 20 de dezembro, 5.233 pessoas morreram no Brasil em decorrência da Covid-19. Esse índice reflete apenas sete dias, mas o número é maior do que a soma de mortes registradas por outros 63 países desde o início da pandemia até os dias atuais, segundo levantamento feito BBC Brasil e divulgado nesta quinta-feira (24/12).

O Brasil possui cerca de 212 milhões de habitantes, enquanto a soma dos 63 países chega a 634 milhões de habitantes. Desde janeiro, Tailândia, Islândia, Vietnã, Uruguai, Taiwan, Cuba, Botswana, Gabão, Nova Zelândia, Cingapura, Estônia e outros, somados, não chegam a 5.233 óbitos pelo coronavírus.

O mais populoso deles, o Vietnã, tem 97 milhões de habitantes e apenas 35 mortes por covid-19 em 2020. O número de vietnamistas é maior que a soma de habitantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na Bahia, por exemplo, há 15 milhões de habitantes e registrou quase nove mil mortes desde o início da pandemia. 

O Japão, que tem 126 milhões de habitantes, contabilizou 2.877 vidas perdidas desde janeiro, ou seja, apenas metade do que o Brasil registrou em sete dias. No total, o Brasil tem 212 milhões de habitantes e 189 mil mortes pela doença em 2020.

Se a comparação levar em conta o tamanho da população, o Brasil tem a 19º maior taxa do mundo, com 89,9 mortes a cada 100 mil habitantes. Os EUA, país que registrou mais mortes, têm índice em 98,65. Já a Índia, terceiro lugar no ranking negativo, tem taxa de 10,83.

CASOS

É possível também comparar o número de casos registrados, mas esse dado pode ter distorções porque nem todos os países realizam testes em massa na população. O Brasil, ainda de acordo com a BBC, é um exemplo internacional da falta de exames.

Em uma semana, o país registrou 333 mil casos, um recorde desde o início da pandemia. Essa cifra já é superior à soma de casos notificados desde janeiro em 76 países.

Aratu ON

Postar um comentário

0 Comentários