PMs são presos suspeitos de tentar matar inspetor que os investigava com mais de 20 tiros

 O sargento da PM Joamilton Tomaz Ribeiro está entre os presos


Seis policiais militares do Rio foram presos, na manhã desta quinta-feira, durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público. O grupo é suspeito de tentar matar com mais de 20 tiros o policial civil Bruno Rodrigo da Silva Rodrigues, em Vila Valqueire, na Zona Norte da capital. De acordo com o MP, o crime ocorreu em represália a investigações feitas pela equipe do agente sobre PMs que coagiriam comerciantes da Feira da Pavuna, também na Zona Norte, e sobre o comércio de cigarros. Os acusados foram denunciados à Justiça por tentativa de homicídio qualificado, associação criminosa e adulteração de identificação de veículo. A ação - que tem o apoio da Corregedoria da PM - foi batizada de Todos Por Um.

Segundo uma fonte da Polícia Civil, Todos Por Um é uma expressão usada dentro da corporação e se refere à união para a proteção dos agentes.

Quatro dos suspeitos são lotados no 7º BPM (São Gonçalo): o cabo Sergio Berbereia Basile, o cabo Mauro Simôes de Castro, o sargento Joamilton Tomaz Ribeiro e o sargento Fagner Alves da Silva. O quinto é o cabo Euclydes José do Prado Filho, do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE). O sexto acusado é Sérgio Leonardo dos Santos Antônio, apontado como informante do grupo, que também foi preso. Todos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Operação prende PMs suspeitos de tentar matar inspetor da Polícia Civil e apreende armamento
Operação prende PMs suspeitos de tentar matar inspetor da Polícia Civil e apreende armamento Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo

Uma arma com kit rajada, que os investigadores afirmam ter sido usada na tentativa de assassinato do policial civil, foi encontrada na casa do cabo Euclydes. A defesa dos acusados ainda não foi localizada.

Mesmo ferido, policial revidou

Além dos mandados de prisão, as equipes cumprem outros 40 de busca e apreensão. Os endereços são ligados aos seis presos e também a outras nove pessoas. A Polícia Civil cumpriu também mandados de busca e apreensão em cinco batalhões: 7º BPM (São Gonçalo), 15º BPM (Duque de Caxias), 35º BPM (Itaboraí), BPRV e BPVE.

O informante Sergio Leonardo dos Santos foi detido durante a operação na manhã desta quinta-feira, dia 17
O informante Sergio Leonardo dos Santos foi detido durante a operação na manhã desta quinta-feira, dia 17 Foto: Reprodução

O ataque ao policial civil ocorreu em 14 de abril deste ano. De acordo com o MP, Sérgio Basile e Mauro - que seriam responsáveis pelo planejamento do crime - dispararam mais de 20 tiros contra Bruno. A ação criminosa foi em frente à casa da vítima. Mesmo ferido na perna, Bruno conseguiu se esconder e revidar.

As investigações apontam Joamilton como motorista de um dos veículos utilizados no crime em que estariam os atiradores, além de ter a função de garantir a fuga de todos. Já Sérgio Leonardo e Euclydes teriam monitorado a vítima no dia do atentado, acompanhando-a desde a saída do seu local de trabalho, a 39ª DP (Pavuna) até sua casa. Já Fagner é acusado de fornecer aos demais denunciados o outro veículo utilizado na emboscada, que tinha placa adulterada.

O sargento da PM Joamilton Tomaz Ribeiro está entre os presos Foto: Marcia Foletto / Fonte : Agência O Globo

Postar um comentário

0 Comentários