Vídeo mostra mulher sendo vacinada contra Covid-19 com seringa vazia em Quixadá: verdade ou mentira?

 


Com o início da vacinação contra a Covid-19, diversas cidades promoveram eventos para comemorar o início da imunização. O vídeo que registra o momento em que as doses são aplicadas em Quixadá, no Ceará, entretanto, acabou sendo compartilhado por pessoas de todo o Brasil nesta quarta-feira (20/1), por apresentar uma “vacina de vento” ou “coronavácuo”.

As imagens mostram a secretária de saúde do município, Benedita Oliveira, sentada numa cadeira. Um profissional da área de saúde se aproxima dela com a seringa, aparentemente vazia e, mesmo assim, injeta a agulha em seu braço, sem colocar nenhum líquido.

A Prefeitura de Quixadá divulgou uma nota dizendo que se trata de uma fake news e que o vídeo da aplicação foi editado. “São graves mentiras que podem prejudicar substancialmente o rendimento do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde contra a Covid-19”, diz o comunicado.

Em outro vídeo, é possível ver que o profissional insere a seringa no frasco do imunizante antes de aplicá-la na secretária. O órgão municipal disse, ainda, que apresentou uma denúncia na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá e no Ministério Público do Ceará, para que seja apurada a divulgação de notícias falsas. O governo do Ceará sancionou, em 2020, uma lei contra esse tipo de mensagem enganosa e estabeleceu multa de até R$ 2 mil para quem divulgá-las.

Fonte:Bahia Informa

Postar um comentário

0 Comentários