Combate ao Coronavírus: depois de quase 300 salões de beleza, drogarias são fiscalizadas em Salvador

 Combate ao Coronavírus: depois de quase 300 salões de beleza, drogarias são fiscalizadas em Salvador 


Dando continuidade à ampliação da prevenção do novo coronavírus, e das medidas de proteção à vida em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária (Visa), fiscalizou  64 salões de beleza, na quinta-feira (18/2), localizados em cinco distritos sanitários, com elevado número de casos do coronavírus: Cabula, Boca do Rio, Itapuã, Pau da Lima e Liberdade. Todos os estabelecimentos foram notificados e receberam orientações dos profissionais do Órgão. 

Mais de 280 salões de beleza já foram inspecionados desde a reabertura destes serviços em Salvador. Os salões devem seguir os protocolos como ter local próprio para a lavagem de material; manter cadeiras e colchões de macas revestidos por material impermeável em bom estado de conservação; ser independente da residência, utilizar toalhas limpas, sempre lavadas após cada uso; estar limpo e organizado, com ventilação apropriada e circulação de ar; possuir licença sanitária e manter a rotina de limpeza de escovas de cabelo, pentes, bobes e qualquer outro acessório após o uso de cada cliente. 

DROGARIAS 

Nesta sexta-feira (19/2), as drogarias da capital baiana estão no radar da operação.  Mais de 1.034 farmácias de Salvador já foram inspecionadas desde o início da pandemia. O coordenador da Visa, Raoni Rodrigues, chama atenção para a gravidade do momento e faz um alerta: “A população da nossa cidade tem que entender que as novas variantes do coronavírus possuem uma taxa de transmissibilidade muito maior, e tem se verificado que elas geram casos graves em pessoas mais jovens. Por isso, esse é o momento em que o cumprimento das normas referentes aos protocolos de prevenção da Covid-19 se torna mais importante. É o que motiva uma ampliação das ações da VISA nesse momento”.  

“Estamos com as equipes da Vigilância Sanitária atuando de forma intensa em toda a cidade para garantir que os estabelecimentos cumpram os protocolos específicos por setores determinados pela legislação vigente. Nessas ações voltadas para a população e para o setor regulado verificamos os cuidados indispensáveis para reduzir os riscos de infecção, como manter o distanciamento entre as pessoas, fornecimento de álcool em gel 70% aos clientes, bem como, o uso das máscaras que em nossa cidade se tornou item obrigatório”, destacou Leo Prates, secretário municipal da saúde.  

O cidadão pode realizar denúncias à Vigilância Sanitária através do Fala Salvador 156, motivando as fiscalizações por parte do poder público.

Aratu

Postar um comentário

0 Comentários