Desmonte da via férrea é questionado

 A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) opera um total de 7.222 km em sete estados e o Distrito Federal | Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), autarquia do governo estadual, enviou ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o objetivo de reafirmar declarações do diretor-presidente Antônio Carlos Tramm, referentes ao desempenho da VLI Multimodal na administração da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O dirigente questionou a prorrogação da outorga em audiência pública, na qual lembrou a lacuna deixada pelo consórcio, desde o transporte de jazidas minerais até frutas, em contêineres, além do transporte de passageiros.

No documento, Tramm voltou a avaliar não ter tido qualquer benefício para a economia baiana ou desenvolvimento do sistema ferroviário durante o período de vigência do contrato de concessão; ao contrário, teria ocorrido insatisfação por parte dos usuários.

– A baixa demanda alegada pela concessionária é, na verdade, causada pela falta de trens! Não tem carga porque não se tem trem! – avalia Tramm, no documento oficial.

Para o dirigente do setor de mineração, na Bahia, em vez de projetos de modernização e de melhoria no atendimento dos usuários, “chama a atenção a imagem de abandono e sucateamento da nossa malha ferroviária, reflexo direto da falta de manutenção”.

Custo maior - Para Tramm, as adversidades chegaram ao exagero de serem retirados trilhos e dormentes no ramal do porto de Aratu, tendo como resultado do desmonte o uso de caminhões e carretas, com maior custo de diesel e fretamento.

– A pergunta que precisa ser respondida é: o que a VLI deixou de fazer pelo desenvolvimento e o que ela pretende fazer para compensar todos esses anos? – questiona o presidente da CBPM.

“Eu quero que alguém

diga honestamente que

isso encontra abrigo na

Constituição. É chocante.

É constrangedor (...)

Esses hackers de

Araraquara são o novo

Gabriel García Márquez

ou estamos diante de

fatos de gravidade”

Gilmar Mendes, ministro do STF, sobre diálogos entre membros da Lava Jato obtidos pela Operação Spoofing

Tinoco pede volta às aulas

O vereador Cláudio Tinoco (DEM) exigiu em sessão ontem na Câmara o retorno às aulas presenciais na capital baiana e no restante do estado. O edil admitiu a falta de preparo das escolas para a volta às atividades, mas o fato a uma falha da gestão de Rui Costa (PT).

– O governo do estado deixou de fazer a sua obrigação, que era planejar a retomada das aulas, disse o vereador.

Ele se recomendou ainda à gestão do prefeito Bruno Reis (DEM) que se afaste da posição do governo estadual na condução da pandemia no que se refere às aulas.

– Então eu, prefeito fosse, mas não sou, mas está aqui a minha voz para dizer que eu desgarrava do estado, abrindo as escolas municipais a partir de 1º de março, disse Tinoco em outra parte do seu discurso.

Operação Citrus

A 2ª Turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) manteve ontem por unanimidade as penas dos denunciados pelo Ministério Público estadual (MPBA) na operação Citrus, acatando o voto do relator do processo, desembargador Abelardo da Mata. Foi mantida integralmente a pena de 11 anos e 11 meses de prisão do empresário Enoch Andrade Silva, e a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações os ex-secretários de Desenvolvimento Social de Ilhéus (Sedes), Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão. A operação Citrus foi deflagrada em março de 2017 pelo MP para desmantelar um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamento.

POUCAS & BOAS

Os secretários de Saúde das cidades ligadas ao Fórum Municipal de Saúde (Forsems) da Amurc se reúnem hoje com representantes do Núcleo Regional de Saúde, de Ilhéus, para debater assuntos ligados à Covid-19. Em pauta além do aumento dos casos ativos na região, também assuntos ligados à imunização contra a doença, ações gerais e gestão de enfrentamento ao vírus. O encontro virtual começa às 15h pela plataforma zoom.

Com previsão de iniciar as aulas remotas para o ano letivo de 2021 na próxima segunda-feira termina hoje em Mata de São João a Jornada Pedagógica 2021, que pela primeira vez acontece 100% de forma virtual. O evento foi aberto dia 08 e foi focado no ensino que acontece apesar da pandemia, com debates e depoimentos sobre os desafios que educadores e educandos estão enfrentando.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários