E a venda da RLAM foi uma boa? Uma zorra, segundo o Sindipetro

 Radiovaldo: ‘Com essa venda, perdem a Bahia e o Brasil’ | Foto: Ascom Sindipetro | Divulgação - Foto: Ascom Sindipetro | Divulgação

Nos EUA há mais de 50 empresas que prospectam, extraem e refinam petróleo. No Brasil, até para se proteger da ganância gringa, Monteiro Lobato deflagrou a campanha O petróleo é nosso. Foi nesse embalo que a Refinaria de Mataripe, agora vendida, nasceu, sob o manto da Petrobras, a única que prospectava e refinava.

Eis a questão: a Petrobras monopoliza também o mercado, e é justo que esse monopólio passe com malas e bagagens para a iniciativa privada?

Radiovaldo Costa, diretor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros, lista uma série de fatos instigantes.

Dose dupla — Veja as pontuações dele:

1 – O grupo que comprou, o Mubadala Capital, nunca operou na área de petróleo. São investidores que visam pura e simplesmente ao lucro.

2 – Hoje trabalham entre diretos e terceirizados 2.500 trabalhadores na refinaria. A tendência é menos gente com salários mais baixos.

3 – Comprar a RLAM não é comprar açúcar e arroz. O comprador comprou também o mercado. A refinaria atende à Bahia, ao Nordeste e a parte de Minas. O preço, R$ 8 bilhões, foi subavaliado. Valeria ao menos o dobro.

4 – O dinheiro da venda não vai para o governo e sim para os cofres da Petrobras.

Conclusão: o monopólio que era estatal passa a ser privado e fica a sensação de que estão fazendo capitalismo com o nosso capital. Monteiro Lobato treme.

Em Itapebi, trama de morte

Veja essa. A vereadora Veronice Romana, ou Vera Professora (Pode), sofreu um atentado e a polícia tem como suspeito Cristiano Pereira, ou Cristiano da Cesta Básica (Pode), o primeiro suplente.

Nas urnas, ela teve 168 votos e se elegeu. Ele, com 160, perdeu a vaga e, segundo a polícia, escolheu essa via para tomar o lugar.

Já se viu muito vice-prefeito mandar matar o prefeito para herdar o lugar, mas com vereador, é novidade.

Adriano deixa UPB atirando

Adriano Lima, prefeito de Serrinha, desistiu de disputar a UPB com o colega Zé Cocá (PP) dizendo não concordar que a entidade tenha definição de comando atrelado a interesses políticos. E anunciou a saída do PP.

Duas questões no caso:

1 – De fato ele tem razão, nunca a UPB esteve na partilha das posições estaduais como agora.

2 – Sair do PP porque priorizou Zé Cocá não diz nada. É cristão-novo lá. Era do MDB.

Dedicação integral

Cristiana Santos, filha do ex-governador Roberto Santos, diz que num ponto a pandemia lhe fez um enorme bem pessoal: passar os últimos meses o tempo inteiro junto do pai.

Os bons momentos incluíram o direito a bolo de aniversário, para poucos, é claro, no último dia 15 de setembro, quando ele aniversariou, completou 94 anos.

Roberto foi sepultado ontem com grande acompanhamento, apesar da pandemia.

Com João Roma ministro, Neto também vai junto?

A indicação do deputado federal João Roma (Republicanos) para o Ministério da Cidadania botou mais lenha na fogueira que queima no entorno de ACM Neto após a implosão do DEM.

Embora integre o Republicanos, João Roma é figura muito próxima de ACM, tão próximo que deixou o ex-prefeito numa saia justa: embora diga que é equidistante do governo de Bolsonaro, os aliados dele estão cada vez mais dentro.

Aliados próximos de Neto dizem que ele muito se esforçou para João Roma não topar. O Bispo Marinho, também deputado federal dos Republicanos na Bahia, também foi cogitado, mas perdeu a parada.

Se diz que o ministério é bom, pode ajudar, mas cola Neto mais com Bolsonaro.

REGISTROS

Prioridade na Alba

Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado, fez ontem uma visita de cortesia ao deputado Adolfo Menezes (PSD), novo presidente da Assembleia. Ficou acertado que na casa a prioridade é o pessoal da saúde.

Sonho impossível

O deputado Jurailton Santo Santos (Republicanos) apresentou indicação que isenta moradores da Ilha de Itaparica de taxas na futura ponte de Salvador. Governistas dizem que a chance é zero. Até porque se prevê que em 10 anos a ilha saltará dos seus 80 mil habitantes atuais para mais de 500 mil. Seria trânsito livre.

O Poço Azul

O Poço Azul, em Nova Redenção, a bela obra da natureza das mais visitadas por turistas estrangeiros na Chapada Diamantina, fechado desde o início da pandemia, pode reabrir em março, seguindo os protocolos. Até no mato tem.

Passo adiante

Inconformado com a pequena quantidade de vacinas até agora recebida, apenas 370 doses, Wilker Torres (PSB), prefeito de Casa Nova, mandou ofício para o Instituto Butantan. Quer comprar 35 mil doses da Coronavac. A dose custa R$ 31,96. Até agora, não teve resposta.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários