Motorista por app e guia turístico: músicos do Olodum relatam dificuldades na pandemia e recorrem a outras atividades

 Percussionista do Olodum, Bira Jackson, trabalha como motorista de aplicativo em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

O percussionista e o vocalista da banda Olodum, Bira Jackson e Mateus Vidal, tiveram que buscar outras alternativas para driblar a crise financeira em meio à pandemia do novo coronavírus. Bira é percussionista do grupo e Mateus vocalista.

Com a ausência de shows por causa da pandemia, os músicos ficaram sem renda. Para conseguir pagar as contas nesse período, Bira Jackson começou a trabalhar como motorista de aplicativo em Salvador.

"A gente só recebe se tocar e, nesse momento, não estamos podendo fazer shows. O que me restou é rodar Uber para poder ajudar a pagar as dívidas", disse.

Percussionista do Olodum, Bira Jackson, trabalha como motorista de aplicativo em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

O percussionista disse que este é um momento para se reinventar, e relembrou o clipe que gravou com Michael Jackson, no Pelourinho, localizado no Centro Histórico da capital baiana.

"A música está dentro de mim o tempo todo. Não é porque eu gravei o clipe com Michael Jackson que não vou rodar Uber, entendeu? Então esse é um momento de você se reinventar", comentou.

Já o vocalista Mateus Vidal retomou a carreira de guia turístico no Centro Histórico de Salvador. De acordo com o músico, ele já realizava esse tipo de trabalho quando conseguia conciliar com os shows da banda.

"Não é apenas um simples trabalho que estou fazendo por causa da pandemia. Já fazia quando tinha tempo, quando dava para conciliar com o Olodum. Tive essa oportunidade, porque sempre gostei muito de estudar. Agradeço às pessoas da minha família, minhas tias também, que já trabalhavam no turismo e me incentivaram a trabalhar, a aprender italiano", relatou.

Vocalista do Olodum, Mateus Vidal, trabalha como guia turístico em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Vocalista do Olodum, Mateus Vidal, trabalha como guia turístico em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Mateus conta que trabalhou com o público europeu por bastante tempo, e cerca de 90% da sua atuação como guia turístico foi dedicado a esse público. No entanto, agora está trabalhando para brasileiros.

"Depois de muito tempo trabalhando com o mercado europeu, voltar a trabalhar com o público da minha terra, com os brasileiros, e passar um pouco do conhecimento que eu adquiri", disse.

Em relação à suspensão do carnaval em fevereiro de 2021, decisão anunciada em novembro de 2020, pelo então prefeito da cidade, ACM Neto (DEM). Os músicos falaram sobre a saudade de estar no palco.

"A saudade é gigantesca. Eu sei que todos os artistas de Salvador sentem falta de um momento tão grandioso, que é o carnaval de Salvador, de levar alegria para milhões de pessoas, de foliões, e nesse momento a gente não vai estar podendo fazer isso. Sinto muita falta mesmo, mas é um momento em que a gente tem que respeitar", disse Bira.

Músicos da banda Olodum relatam dificuldades em meio à pandemia da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Bahia

Músicos da banda Olodum relatam dificuldades em meio à pandemia da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Bahia

Já Mateus, está com esperança de que a pandemia passe e que ele possa voltar a animar o público do Olodum.

"A gente espera que as coisas vão se normalizando, vão melhorando, para todo mundo voltar a trabalhar. [Quero] voltar também a cantar e animar quem sente falta da galera, do povão", concluiu o vocalista.

 

G1

Postar um comentário

0 Comentários