O Carrasco

 Os bastidores da política baiana passam por aqui - Foto: Agência A TARDE

Tem gente no MP baiano se movimentando para não mudar de lugar. Depois de anos perseguindo as empresas a pretexto de atuar no meio ambiente parece que, finalmente, vai ter que sair. Quem anda preocupado é o Gambá, que não sabe como vai se alimentar sem a ajuda de sua querida Merida. O carrasco tá de olho nela.

QUANTO MAIS, MELHOR

Acertada e coerente a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de suspender a liminar que impedia o Estado de cobrar R$ 52 milhões de impostos das distribuidoras de combustíveis ligadas ao Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis estadual (Sindicom), sobretudo neste momento de pandemia. O Sindicom ainda tentou, por intermédio de um mandado de segurança, impedir essa cobrança válida aos cofres estaduais. A Justiça falou mais alto e acertou. Para as distribuidoras de combustíveis, bem como o Sindicom, lucrar nunca é demais. Não é mesmo?!

LADO MAIS FRACO

Nos bastidores da Câmara Municipal de Feira de Santana, o que se comenta é a possibilidade da abertura de uma CPI do transporte coletivo, porém com ideais divididos. Tem gente que pretende investigar o sistema, já que o serviço é de péssima qualidade, o que incluiria, nesse contexto, o BRT, o contrato entre as empresas e a prefeitura, e ainda o número de ônibus em circulação. A outra idéia é investigar o Sindicato dos Rodoviários, com a alegação de que existe interferência de terceiros no sistema, bem como corrupção e extorsão. Enquanto isso, as empresas anunciam programas de demissão voluntária para os rodoviários. A corda sempre quebra para o lado mais fraco.

AGORA SÓ NA PRÓXIMA

Tem prefeito no interior não muito satisfeito com o processo de escolha para a candidatura à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). No próximo dia 2 de março, Zenildo Brandão, conhecido como Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié, sudoeste da Bahia, vai ser aclamado como novo presidente da entidade, já que é candidato único no pleito. A contestação é de que seria necessário discutir o processo de forma mais abrangente e daí "extrair" uma "lista" de defesa dos interesses dos 417 municípios do território baiano. Agora é levar isso para o próximo biênio, ou seja, em 2023.

OLHO NA VAGA I

O governador Rui Costa vai aos poucos buscando se consolidar como alternativa no PT para a disputa presidencial em 2022. Na última semana, deu mais um passo nessa direção, ao ser o segundo petista entrevistado em duas semanas pelo programa Manhattan Connection, como bem destacou o âncora Lucas Mendes. Ouviu de Caio Blinder que era um "candidato melhor do que Haddad, pelo seu currículo como governador" e foi questionado se não deveria apresentar-se para a disputa. Na última semana, o próprio Haddad teve muito menos sorte no mesmo programa, ao ser chamado de "poste de ladrão" por Diogo Mainardi.

OLHO NA VAGA II

Não por acaso, Rui Costa disse no programa Manhattan Connection que não vê como definida a candidatura de Fernando Haddad para 2022. "A minha percepção sobre o que o Lula fez foi puxar e iniciar um debate. É legítimo que o candidato de 2018 inicie as conversas". E prosseguiu:"Vamos participar ativamente dos debates e dialogar com demais governadores do país. Só assim a gente pode salvar o Brasil da atual catástrofe", finalizou.

TÁ DIFÍCIL

No centro de polêmicas do debate político nacional desde a eleição para a presidência da Câmara, o ex-prefeito ACM Neto submergiu. Cessaram as entrevistas. Sua última declaração pública ocorreu há uma semana, por meio de nota, depois da nomeação de João Roma para o Ministério da Cidadania. Neto terá muito trabalho para se desvencilhar da pecha de bolsonarista com a ida de seu antigo chefe de gabinete para a pasta. Uma enquete feita por Ricardo Noblat no Twitter dá uma amostra do tamanho do desafio: "O presidente nacional do DEM, ACM Neto, disse a aliados que Bolsonaro ganhou um inimigo e que atuará para levar a maioria do partido para a oposição ao governo. Você acredita que ele cumprirá a palavra?”, perguntou este blog no Twitter. Respostas de 2.844 leitores: Acredito – 6,5%; não acredito – 93,5%".

CORTES NO BOLSA FAMÍLIA

A notícia de que o governo federal excluiu 12.706 mil beneficiários do Bolsa Família no estado não foi bem recebida pelos deputados federais baianos. A Bahia, de acordo com dados do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste, é o estado que mais sofreu perdas de beneficiários do programa. Lídice da Mata, deputada pelo PSB, não descartou algum tipo de “retaliação” do governo de Jair Bolsonaro às duas regiões em que o mandatário tem o maior índice de rejeição. Já o secretário de direitos humanos do estado, Carlos Martins, classificou os cortes como “uma ação criminosa”.

ESTRANHAMENTO

O clima de beligerância parece ter tomado conta do PSB da Bahia. Na última sexta, a deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, pediu que o correligionário e deputado estadual Alex Lima traduzisse o que a parlamentar definiu como "mensagem cifrada”. “Tenho muito afeto, amizade com o deputado, espero procurá-lo pra ele me traduzir a mensagem cifrada", disse. Mais cedo, Alex Lima fez uma publicação no Twitter criticando o PSB. "Infelizmente, com toda crise que o país vive, o PSB da Bahia não tem ajudado o governador na indicação dos seus quadros, sempre voltados ao próprio umbigo e aos interesses de um pequeno grupo interno”.

CONDER À VISTA

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia pode voltar a ganhar protagonismo político. O escolhido para pilotar a pasta entra de forma estratégica para fazer frente à oposição já conhecida contra Neto. José Trindade, por ser crítico ferrenho da gestão democrata, ganha força e prestígio que antecipam o que está por vir para as próximas eleições. Neste tabuleiro político, as peças começam a ser encaixadas para preparar o embate de 2022. 

CADERNO MUNICÍPIOS

Dia 25, o Jornal A Tarde traz mais um Caderno de Municípios. Já conhecido dos baianos, o conteúdo exclusivo que sai sempre na última quinta de todo mês, irá focar na Educação. Os desafios dos gestores em meio à pandemia e os impactos na população. Não perca e fique bem informado em todas as plataformas do Grupo.

NÃO É NÃO

Apesar das investidas para aquisição de terrenos em Porto Seguro, proprietários e corretores, cientificados do charlatanismo do Magnífico e de sua preposta, a BABY-MAG, preferiram pular fora dos negócios. Disseram não e só vendem terras mediante pagamento à vista. Fiado? Não é não MAG.

CLÃ POLÍTICO FAMILIAR

Ao que tudo indica, o Senador Ângelo Coronel irá lançar seu filho, Diego Coronel, como pré-candidato a Deputado Federal. A ideia, que abriria uma vaga na Casa, animou nomes do PSD, como o casal Roberio e Claudia Oliveira, que deixaram a prefeitura de Eunápolis e Porto Seguro, respectivamente. Há quem defenda que sejam prestigiados nomes novos dentro da agremiação como o do ex-Prefeito de Bom Jesus da Lapa e então Presidente da UPB, Eures Ribeiro ou o atual Prefeito de Itajuípe e Presidente da AMURC Marcone Amaral, ambos que poderiam ou não se manter no PSD, a depender do jogo político. A ideia de dar fôlego a novos nomes teria, segundo informações de bastidores, a simpatia dos caciques Rui Costa, Jaques Wagner e Otto Alencar, mas não é bem vista por Coronel, que estaria pretendendo, segundo se comenta, lançar sua esposa Eleusa numa vaga da ALBA, em substituição ao seu filho, que iria para a Câmara Federal. O debate interno partidário promete. Brigas e desfiliações podem ocorrer.

LOIRA ESPERTA

Lembram da “loira de parar o trânsito”, que estava dando as cartas em um órgão da prefeitura de Salvador, pois o Carrasco teve a informação de que a moça tinha o hábito de usar o carro oficial, nos fins de semana, para finalidades pessoais. Achou pouco e empregou o pai na Secretaria de Ordem Pública. Pelo que se tem de informação, ainda continua com influência na seara municipal.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários