Obras do terceiro trecho do BRT são iniciadas em Salvador

 Obras do terceiro trecho do BRT são iniciadas em Salvador         


As obras do sistema BRT alcançaram uma nova fase em Salvador nesta segunda-feira (15/2). O Trecho 3 modal, que ficará situado entre a descida do elevado nas imediações do Parque da Cidade e o Posto Namorados, no Itaigara, contemplará pelo menos 3 km da obra que terá 12 estações. A intervenção compreende a construção de uma via exclusiva, com previsão de entrega no mês de novembro.

Neste tercho serão construídas três estações: a Estação Parque da Cidade, a Estação Itaigara, que ficará localizada em frente ao Shopping de mesmo nome, e a Estação Pituba, que ficará em frente ao Posto Namorados. Além disso, neste ponto será possível que os ônibus do BRT saiam da via exclusiva, atendendo regiões próximas, como a orla, e possam retornar em outro ponto da via exclusiva, como a Avenida Vasco da Gama.

“Em janeiro começamos com serviços preliminares como remanejamento de redes de água, esgoto elétrica e gás. Mas esta semana já iniciamos a construção da faixa exclusiva, que deve ser entregue até o mês de novembro”, explicou o secretário da Mobilidade, Fabrizzio Müller.

ETAPAS

Vale relembrar as obras do BRT foram dividida em três etapas. o trecho 1, que vai desde o Parque da Cidade até o Shopping da Bahia, já teve seus elevados concluídos e entregues ainda em 2020, o Complexo Viário Félix Mendonça. Já as obras do trecho 2, que vão do início da Avenida Juracy Magalhães até a Estação da Lapa, devem ser iniciadas em março.

A expectativa é que ainda sejam construídos três elevados no trecho 2. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação, a única elevada deste trecho. Um outro viaduto será construído na saída da Avenida Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Avenida Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Avenida Luís Viana (Paralela).

Por fim, um terceiro elevado será implantado na região da Rótula dos Barris, exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Avenida Vasco da Gama.

VISTORIA

O novo Terminal de Integração Rodoviária Sul, onde funcionará a integração do BRT com o metrô na Estação Iguatemi, foi alvo de uma vistoria na última semana, assim como as obras do primeiro trecho. O foco da fiscalização foi a estação situada na altura do mercado Hiper Bompreço, também na Vasco da Gama, que está em fase final de acabamento e paisagismo, e será finalizada em até dois meses.

Ao todo, serão três estações neste primeiro trecho, que contarão com duas plataformas, e terão em sua estrutura guichês de bilhetagem, sistema de segurança, telões com tempo de espera dos ônibus, entre outros. “São duas importantes obras que chegam para melhorar a mobilidade em nossa cidade", afirmou Müller. A ideia é que a estação seja usada por ônibus convencionais antes do BRT, mas ainda não há prazo para início das operações.

Aratu

Postar um comentário

0 Comentários