Participante do BBB faz piada com orixá e é criticado nas redes sociais; "intolerância religiosa"

 

Participante do BBB faz piada com orixá e é criticado nas redes sociais; "intolerância religiosa"
Crédito da Foto: redes sociais/Instagram/@NegoDiOficial

Os devoto de religiões de matrizes africanas ficaram incomodados com uma piada feita pelo Nego Di nesta terça-feira (9/) dentro da casa do Big Brother Brasil 21. Ele, Carol Konka, Projota e Lumena ironizavam o ex-participante Lucas, que é umbandista.

"Eu chamei Xangô, vei", começa Nego Di. "Eu 'Xangozei', vei, eu 'xangozei', cheguei a 'xangozar' no quarto", diz ele, e todos os quatro riem. Carol conta que, quando Lumena disse que 'chamou Xangô', ela caiu na risada. "Chamei Xangô, doeu grandão vei", continua o humorista.

O vídeo do momento foi publicado nas redes sociais e gerou debates sobre intolerância religiosa com as religiões de matrizes africanas. Xangô é considerado o orixá da justiça, representado com um machado poderoso, de duas lâminas. Alguns internautas questionaram o porquê de Lumena ter se indisposto com Juliette quando a última quis usar branco na sexta-feira, mas riu das piadas com a divindade.

O ator baiano Érico Brás foi um dos que criticaram a fala. "Eu só espero que Xangô,o senhor da Justiça, atenda o chamado desrespeitoso destes 4 para o jogo e leve em conta que eles estão tripudiando do filho dele. Num país em que a intolerância religiosa mata pais e mães de santo, adeptos de religiões de matriz africana, presenciamos 4 pessoas negras,uma delas se diz iniciada,fazendo chacota da fé de um ex-participante. Será desequilíbrio ou cada um está equilibradamente vomitando sua verdade?", disse. A cantora Majur limitou-se a dizer "Não se mexe com xangô".

Aratu

Postar um comentário

0 Comentários