Surto de Covid-19 em asilo baiano resulta em pelo menos 28 idosos infectados

 

Surto de Covid-19 em asilo baiano resulta em pelo menos 28 idosos infectados
Crédito da Foto: divulgação/Prefeitura de Nazaré

O abrigo Paulo de Tarso, localizado na cidade de Nazaré, a cerca de 200 km de Salvador, enfrenta um surto de Covid-19. Dados da última sexta-feira (12/2) apontam 28 idosos infectados pela doença dentro do asilo.

Os idosos que vivem em asilos estiveram no primeiro grupo que recebeu as vacinas contra o novo coronavírus, mas o foco do surto foi, provavelmente, cerca de 5 dias depois que os abrigados receberam a primeira dose, por volta dos dias 23 e 24 de janeiro. A expectativa é de que a imunização completa ocorra apenas após receber as duas doses. "É importante salientar que esse surto não tem nada a ver com a vacinação em primeira dose pelo abrigo. Pelo contrário, o surto serve para nos sinalizar que a verdadeira imunização ocorre apenas em segunda dose", declarou o presidente do abrigo, Luis Cláudio.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais da prefeitura, ele explicou a gravidade da situação. "Até o momento, tivemos três óbitos de idosos com enfermidades pré-existentes. Estamos com idosos internados em procedimento preventivo e quatro colaboradores afastados", respondeu, na última sexta-feira (12/2).

A Prefeitura de Nazaré informou que o serviço de Pronto Atendimento da USF Volta do Tanque foi estendido para 24 horasna intenção de absorver a demanda do serviço de emergência da Santa Casa de Misericórdia após o curso. "Neste momento as ações da Santa Casa estarão voltadas para a assistência aos idosos infectados com Covid, juntamente com a mobilização de toda equipe da secretaria de saúde em várias linhas de cuidado", diz o comunicado.

O órgão também fez a desinfecção do espaço e disponibilizou uma equipe de quatro médicos e três enfermeiros em plantão de 24 horas, monitorando diariamente o abrigo. Além disso, uma ambulância está disponível durante todo o dia para o idosos e a prefeitura tem fornecido aparelhos para monitoramento, medicações e equipamentos de proteção individual (EPI's), fora a dsinfecção diária das instalações do abrigo.

Aratu On

Postar um comentário

0 Comentários