Asteroide 'potencialmente perigoso' passará próximo à Terra neste domingo

Ilustração da Nasa de asteroide passando perto da TerraUm asteroide de cerca de 1,7 quilômetro de diâmetro passará perto da Terra neste domingo (21) por volta das 13h03 (horário de Brasília). Nomeado 2001 FO32, o astro chegará a uma distância mínima de 2 milhões de quilômetros do planeta e a uma velocidade de cerca de 124 mil km/h.

O corpo rochoso foi formado nos primórdios do Sistema Solar, viaja a 124 mil quilômetros por hora (km/h), foi identificado há 20 anos e é classificado como “Apollo”, o que significa dizer que ele costuma passar perto da órbita da Terra.

Apesar de ter sido classificado como “potencialmente perigoso” pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), devido ao tamanho e à proximidade, não há risco de colisão com a Terra.

Qualquer asteroide que chegue a menos de 7,48 milhões de quilômetros de distância do planeta e tenha tamanho superior a 140 metros de diâmetro é considerado potencialmente perigoso pela agência.

Segundo a agência, o F032 é o maior entre os asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 e os astrônomos terão “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso sistema solar”.

Não será possível enxergar o corpo rochoso a "olho nu". Para visualizar esse asteroide são necessários telescópios de 8 polegadas ou mais.

Ainda que possa causar certo temor a passagem de uma rocha gigante tão perto da Terra, a Nasa assegura que, pelo menos pelos próximos cem anos, os terráqueos não têm com o que se preocupar.

A próxima visita do asteroide nas proximidades da Terra está prevista para 2052, quando ele passará a cerca de sete distâncias lunares, ou 2,8 milhões de quilômetros do planeta.

De acordo com a Nasa, mais de 95% dos asteroides próximos à Terra, com tamanho similar ou maior ao do F032, já foram descobertos, rastreados e catalogados.

Nenhum deles tem qualquer chance de impacto direto com o planeta.

A próxima rocha que requer atenção dos astrônomos é o asteroide designado como 2009 FD, que passará pelo planeta em 2185 e, mesmo assim, com potencial de colisão de menos de 0,2%, uma chance de uma em 714.

Ilustração mostra movimentação provável do asteroide 2001 FO32
Ilustração mostra movimentação provável do asteroide 2001 FO32
cnn

Postar um comentário

0 Comentários