'Não xinguei, não agredi ninguém', diz MC Salvador da Rima após PM usar 'mata-leão' para prendê-lo por suspeita de desacato em SP

 MC Salvador da Rima é detido 'mata-leão' por policial militar em SP. Golpe foi proibido pela PM no ano passado. Ao lado, cantor de funk escreveu nas suas redes sociais que não desacatou nenhum agente em SP — Foto: Reprodução/Redes sociais

"Não xinguei, não agredi ninguém", declarou neste domingo (28) o MC Salvador da Rima, de 19 anos, nas suas redes sociais, após ter sido preso, no dia anterior, com um 'mata-leão' pela Policia Militar (PM) por suspeita de desacato à autoridade no Itaim Paulista, bairro da Zona Leste de São Paulo. O caso ganhou repercussão depois que vídeos do momento da prisão passaram a circular nas redes sociais (veja abaixo).

"Amanhã [segunda-feira (1º)] eu falo tudo o que aconteceu, ressaltando desde já que não desacatei nenhum policial", escreveu o cantor de funk no seu Instagram após ter sido solto ainda no sábado (27), na delegacia. "Estou 100% pleno de minha razão e ao contrário da versão mentirosa que os 'policiais' passaram de que desacatei e resisti, isso não ocorreu em nenhum momento".

'Mata-leão' é o nome do golpe no qual uma pessoa usa a chave de braço sobre o pescoço de outra pessoa para imobilizá-la. A técnica, porém, está proibida no estado pela própria PM, desde julho de 2020. A decisão ocorreu depois de a corporação revisar seu protocolo em meio à onda de protestos contra a violência policial. Para entidades de direitos humanos, o 'mata-leão' pode machucar e até matar.

Além desse golpe proibido, o vídeo mostra um policial apertando o pescoço de MC Salvador da Rima com uma das mãos, tentando esganá-lo, o asfixiando. Segundo os advogados do músico, os PMs cometeram "abuso de autoridade".

Por meio de nota, a PM alegou que a prisão do cantor de funk foi legal após denúncia de pessoas suspeitas próximas a uma "festa no bairro". A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu outra versão: a de que a Polícia Militar foi acionada para coibir "aglomeração de pessoas e som alto".

Questionada pelo G1 sobre o fato de um policial usar o "mata-leão" e apertar o pescoço do funkeiro, a pasta da Segurança respondeu que a ação policial será apurada para saber se os agentes cometeram alguma irregularidade. Ainda segundo a pasta, o artista irá responder em liberdade pelo crime de desacato (saiba mais abaixo).

'Abuso de autoridade'

MC Salvador da Rima é preso em São Paulo

MC Salvador da Rima é preso em São Paulo

Advogados da GR6, produtora que gerencia a carreira do cantor, informaram que ele foi preso por suspeita de desobediência após discutir com policiais por causa de um carro parado na contramão.

De acordo com a empresa, houve "nítida demonstração de excesso e flagrante violência" e que a partir de segunda-feira (1º) vai tomar medidas jurídicas contra os policiais e procurar a Corregedoria da PM pelo que classificou como "abuso de autoridade".

"Aguardo o dia da audiência com provas acumuladas pra provar minha inocência", escreveu MC Salvador da Rima na sua página oficial na internet. "Justiça seja feita, se acham que me amedrontaram, muito pelo contrário, só fortaleceu mais a causa que carrego com orgulho que somos nós oprimidos e alvejados".
PM aperta pescoço de MC Salvador da Rima — Foto: Reprodução/Redes sociais

PM aperta pescoço de MC Salvador da Rima — Foto: Reprodução/Redes sociais

As imagens mostram amigos do artista tentando impedir que a polícia leve o cantor e questionando a abordagem. Os policiais apontam armas para as pessoas, pedem para que elas se afastem e depois jogam spray de pimenta, enquanto Salvador aparece sendo retirado de uma casa. Ele aparece com a camisa rasgada e é colocado dentro da viatura da PM. namorada do MC, Kelly Araújo, que estava filmando a prisão ao vivo, teve o celular apreendido, e a transmissão continuou captando a conversa dos policiais. Na delegacia, ela falou que foi agredida por policiais.

Em um trecho reproduzido por seguidores dela no Instagram que estavam acompanhando a transmissão, a voz que seria de um dos policiais que conversam entre si diz: "machuca aí negão, a mão, machuca a mão, o rosto" (...) "eu bato a testa aqui já, ó” (veja vídeo acima).

Na avaliação da PM, "não há ilegalidade na ação dos policiais" que prenderam o músico por desacato. "Todas as pessoas que estavam na festa, inclusive o detido, estavam aglomerados e sem máscaras", diz a PM em nota. Nas imagens, também há vários policiais sem máscaras.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que tinha ido ao local para averiguar a denúncia de que havia "indivíduos em atitude suspeita numa festa no bairro". Ainda de acordo com a corporação, quando os agentes chegaram ao local eles "foram desrespeitados por um dos frequentadores que, além de desobedecer à ordem dos policiais, resistiu à ordem de prisão".

Testemunhas disseram que os PMs disseram na delegacia que foram agredidos. Mas a própria PM negou "que os policiais teriam forjado lesões para incriminar o detido", pois nas declarações dos agentes "não há menção de lesões sofridas na ação".

Ao orientar todos os participantes do evento, os policiais militares, que são negros, foram xingados e hostilizados por um homem branco, que ao receber voz de prisão, resistiu, conforme as imagens", disse a PM ao G1 ao ser questionada pela primeira vez sobre o caso.

O G1 perguntou à PM se os xingamentos mencionados na nota foram relacionados ao fato de os policiais serem negros, se houve ofensa racial e se haverá representação nesse sentido, mas não teve resposta. Em seguida a PM enviou outra nota que não faz nenhuma menção a racismo.

Salvador da Rima foi solto na noite de sábado após assinar um Termo Circunstanciado (TC) no 67º Distrito Policial (DP), Jardim Robru. Do lado de fora, amigos e fãs do artista comemoraram sua saída. O TC é um registro policial de menor potencial ofensivo. De acordo com o documento feito o artista terá de responder em liberdade pelo crime de desacato.

Quem é o MC Salvador da Rima?

Salvador da Rima — Foto: Divulgação / Instagram do artista

Salvador da Rima — Foto: Divulgação / Instagram do artista

Salvador da Rima, 19 anos, é um dos MCs de funk de maior sucesso no Brasil hoje. Ele canta em "Cracolândia", parceria com o DJ Alok, que chegou ao 1º lugar das paradas nacionais no fim de 2020.

Seu estilo de funk consciente com relatos sobre a vida na periferia foi marcado pelo sucesso "Vergonha pra mídia"

 .

Postar um comentário

0 Comentários