Outro protótipo de foguete da SpaceX explode após o pouso

 O protótipo da SpaceX explode após pouso — Foto: Spadre / Pearl South Padre Resort via Youtube / via Reuters

Um protótipo do foguete Starship, da SpaceX, que havia perdido duas aeronaves em testes anteriores, pousou e explodiu nesta quarta-feira (3) no Texas.

Após fazer manobras de voo corretamente, que incluíram uma descida de barriga controlada por estruturas aerodinâmicas, seguida por uma virada de última hora para um pouso vertical, o foguete desceu rápido demais e explodiu no pouso.

A SpaceX ainda não comentou o incidente.

O foguete é a aposta da SpaceX, de propriedade do magnata Elon Musk, para viajar a Marte.

O protótipo, identificado como SN10, tinha decolado às 20h20 de Brasília (23h20 GMT) de Boca Chica, no Texas. Subiu impulsionado por três motores e depois virou para voar na posição horizontal.

Chegou a uma altitude de 10 km antes de iniciar sua descida na vertical e conseguiu pousar suavemente no local indicado. Depois, explodiu.

Outros dois protótipos, o SN8 e o SN9, explodiram durante a aterrissagem em dezembro e no início de fevereiro.

Os testes são realizados em uma região quase deserta arrendada pela SpaceX no extremo sul do Texas, perto do México e às margens do Golfo do México. A área é suficientemente ampla para não causar danos ou vítimas.

Musk imagina que algum dia poderá lançar várias naves à conquista de Marte. No entanto, se for operacional, o foguete também serviria para voos mais curtos, especialmente para a Lua.

O bilionário Yasaku Maezawa voará em um destes aparelhos, teoricamente em 2023. O preço do voo é confidencial.

O programa continua. O SN11 vem aí. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários