Polícia Civil faz operação em áreas dominadas pelo miliciano Ecko e prende 16

 Presos durante a operação da Polícia Civil Presos durante a operação da Polícia Civil Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo



Narcomilicianos e paramilitares que atuam em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, região dominada por Wellington da Silva Braga, o Ecko, de 34 anos, são alvos de uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) na manhã desta quarta-feira. Agentes tentam cumprir cinco mandados de prisão. Até as 13h, 16 pessoas haviam sido presas — cinco delas por terem tido a prisão decretada pela Justiça e as demais em flagrante.

Os mandados estão sendo cumpridos em Antares e Cesarão. A ação é um desdobramento da Força-Tarefa da Polícia Civil que tenta combater grupos de milicianos que atuam principalmente em bairros da Zona Oeste e cidades da Baixada Fluminense.

O miliciano Ecko
O miliciano Ecko Foto: Reprodução

De acordo com a Polícia Civil, os mandados são contra criminosos já condenados e que estavam foragidos da Justiça. Eles estariam atuando na Zona Oeste fazendo cobrança de taxas de serviços e ameaças contra moradores e comerciantes que se recusam a pagar o valor.

Segundo o delegado Felipi Curi, titular do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), “a ação tem como objetivo prender milicianos, asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais, que geram grande lucro e são explorados pela organização criminosa”.

— (Essa é ) Mais uma ação no sentido de asfixiar a milícia e cumprir mandados de prisão. Hoje estamos atuando principalmente em Santa Cruz. A milícia está coagindo quem mora na região para obter lucro. Hoje interditamos estabelecimentos comerciais que davam lucro para esse bando — disse Curi.

Ilegalidades em condomínio habitacional

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da concessionária Naturgy — empresa de gás do estado — tiveram no Condomínio Minha Casa Minha Vida, em Santa Cruz. No local os agentes encontraram diversas irregularidades, alguma delas poderiam resultar na expulsão dos moradores do local.

A Polícia Civil informou que “foram identificadoa ligações do tipo ‘by pass’ no local, sem passagem pelo relógio medidor, impossibilitando a contagem do consumo e ensejando a cobrança do fornecimento do serviço por milicianos”. O síndico do condomínio foi conduzido à DDSD.

Entre os crimes investigados estão exploração de atividades ilegais controladas pela milícia; cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia; instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet (gatonet/gatointernet); armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água; empresas de GNV ilegais; parcelamento irregular de solo urbano; exploração e construções irregulares, areais e outros crimes ambientais; comercialização de produtos falsificados; contrabando; descaminho; transporte alternativo irregular; estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.

Ecko é hoje um dos bandidos mais procurados do Estado do Rio. O Disque-Denúncia (21 2253-1177) oferece uma recompensa de R$ 10 mil por pistas que levem à sua prisão. Segundo a Draco, mais de 400 pessoas participam do grupo comandado por Ecko em Paciência e Santa Cruz. A especializada estima que o miliciano lucre cerca de R$ 5 milhões por mês.

Extra 

Postar um comentário

0 Comentários