Polícia investiga a morte de padre encontrado morto em casa paroquial, em Volta Redonda

 Padre Olímpio Rubén Rojas, de 59 anos, foi encontrado morto em Volta Redonda. Ele era peruano Padre Olímpio Rubén Rojas, de 59 anos, foi encontrado morto em Volta Redonda. Ele era peruano Foto: Reprodução / Facebook


A Polícia Civil de Volta Redonda investiga a morte do padre Olímpio Rubén Tojas Velazco, de 59 anos, encontrado morto neste domingo, dia 21, na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Conforto, em Volta Redonda. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e já encontrou o pároco sem vida. A causa da morte ainda depende do laudo do Instituto Médico Legal (IML), e será encaminhado para 93ªDP (Volta Redonda).

A Diocese de Barra do Pirái-Volta Redonda informou os fiéis sobre o falecimento de Velazco pelas redes sociais, na tarde de domingo. No comunicado assinado por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, há a informação de que o padre passava por tratamentos especializados. A diocese não deu detalhes sobe o caso, mas afirmou que "aguardam os resultados periciais quanto à causa da sua morte".

Por volta das 9h desta segunda-feira, uma missa de corpo presente do padre foi realizada na Igreja Nossa Senhora e transmitida ao vivo pelas redes sociais da diocese. A cerimônia foi restrita apenas para os presbíteros e bispos devido a aglomeração. O enterro também foi restrito, e aconteceu por volta das 10h.

Padre Olímpio Rubén, como era mais conhecido, era peruano e estava em Volta Redonda desde 2014, após ficar 25 anos como padre missionário na Amazônia do Peru e passar por Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Um dos padres que conheceu o peruano em Petrópolis, quando ele foi fazer mestrado em Teologia, fez uma homenagem nas redes sociais e falou sobre o tempo que passaram juntos. Antonio Carlos, que é pároco em Rsende, fez um texto sobre a amizade que mantinha com padre Olímpio Rubén.

"Meu amigo Padre Olímpio Rubén, hoje minha tarde foi surpreendida com a triste notícia de sua partida do meio de nós. Quanta alegria foi para nós seminaristas no ano de 2014 em Petrópolis quando acolhemos o senhor em nosso Seminário. Sua presença foi amiga e fraterna. Um homem sereno e cheio de espiritualidade. Um homem de fé. Seu testemunho me motivou a continuar firme num tempo de crise e incerteza da vocação. Suas palavras me motivaram a permanecer firme. E eu consegui padre Ruben. Eu consegui chegar a ser padre. E nesta foto, o senhor me abraçava parabenizando a confirmação da Igreja em minha vida. Na outra foto, tivemos a oportunidade de celebrar uma missa juntos. Eu presidi a missa e o senhor concelebrou e dirigiu aos fiéis ali presentes a linda reflexão, uma reflexão profunda e muito verdadeira porque brotava do seu coração. Muito obrigado meu amigo e irmão, obrigado por seu testemunho missionário e pela sua doação. Hoje quero apenas agradecer. Pois já chorei mais cedo. Agora quero dizer OBRIGADO, VAI EM PAZ DESCANSAR. Pois como nos lembra a sagrada Escritura: "A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá"(Sb 3). Hoje o senhor está em Paz. Pois está com Deus", disse.

Veja a nota da diocese na íntegra:

"A Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda comunica com pesar e esperança cristã, o falecimento do padre Olímpio Rúben Rojas Velazco. O referido sacerdote, nos últimos meses, residia na cidade de Volta Redonda e passava por tratamentos especializados. Seu corpo foi encontrado nas dependências da casa onde morava e aguardamos os resultados periciais quanto à causa da sua morte. Como seguidores de Jesus — Caminho, Verdade e Vida — cremos na vida eterna e na superioridade do amor de Deys, à quem recomendamos esse nosso irmão, confiando-lhe também às preces de todos os nossos diocesanos", diz Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

Fiéis lamentam a morte

Padre Olímpico era muito conhecido em Volta Redonda, não apenas na igreja que comandava as missas, mas por causa do programa que fazia na rádio Sintonia. Nas redes sociais, muitos fiéis se surpreenderam com a morte repentina e lamentaram o seu falecimento. Uma das frequentadoras da igreja afirmou que o padre poderia sofrer de depressão e que a diocese não "deu a atenção devida".

"Estou muito triste e muito decepcionada com o que aconteceu com o nosso padre Ruben. Certamente, devia estar doente com uma depressão. Um padre caridoso, visitava os doentes de nosso bairro Califórnia e nos atendia sempre que precisávamos. É doloroso pensar que a diocese não deu atenção devida na hora que ele mais precisou. Mas tenho fé que Deus já está com ele em seus braços. Vai com Deus, padre Ruben", disse uma admiradora do padre.

"É um momento delicado para nossa comunidade. Os seus ensinamentos foram exemplares, sua vida será inesquecível. Vá com Deus, meu amigo. A paz esteja convosco", disse outro senhor.

"Estou com o meu coração em pedaços. Que Deus o receba no colo", escreveu uma mulher.

"Muito triste! Mas espero em Deus a misericórdia para o Padre Rubén! Espero que Deus o acolha na sua Divina Misericórdia! Descansa em paz! Meus sentimentos aos familiares, as nossas comunidades, aos nossos padres e bispos!". disse outra fiel.

"Que triste notícia. Neste domingo, sua participação em nossa diocese foi muito especial e gostava muito do programa na Sintonia. Descance em paz, padre. Que Deus te receba com muita festa no céu", escreveu outra mulher.

"Meu Deus, que tristeza receber essa notícia. Eu gostava tanto dele quando estava aqui, na nossa paróquia, era tão amigo de todos sempre alegre. Que Deus o receba na sua misericórdia. Meus sentimentos aos amigos e familiares", lamentou outra fiel

Extra o Globo

Postar um comentário

0 Comentários