Sesab nega que técnico em enfermagem morto pela Covid-19 em Jequié tenha tomado duas doses da vacina

 Sesab nega que técnico em enfermagem morto pela Covid-19 em Jequié tenha tomado duas doses da vacina 


A morte do técnico em enfermagem Ítalo Santos do Carmo, de 33 anos, levantou várias suspeitas nas redes sociais no último final de semana. Segundo blogs naturais de Jequié, ele teria tomado as duas doses da vacina CoronaVac mas, ao invés de se imunizar, teria sido infectado pela Covid-19 de uma forma ainda mais forte e não resisitido. A redação do Aratu On entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (30/3) para esclarecer as circunstâncias da morte.

Em nota, o órgão oficial disse que não consta nos sistemas que Ítalo tenha tomado a segunda dose da vacina. Da mesma forma, a Sesab salientou que os sintomas do profissional não foram notificados como eventos adversos da vacina. A secretária informou que está investigando o caso.

Ítalo faleceu na última sexta-feira (26/3). Ele era natural de Jequié, mas trabalhava na UTI do Hospital Regional de Eunápolis e também era auxiliar de neurocirurgia no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde morava. Ele teria apresentado os primeiros sintomas na quarta (24/3) e internado na quinta-feira (25/3).

O Aratu On reforça que, mesmo após tomar as duas doses da vacina, o organismo pode demorar de 15 a 30 dias para construir anticorpos fortes o sufiente para combaterem a doença. Aqui entra, também, o cálculo da eficácia: a coronavac, por exemplo, tem eficácia de 100% em casos graves, ou seja, protege o imunizado de morrer, mas a eficacia global ficou em torno de 50%, o que indica que quem recebeu as duas doses pode pegar a doença

AratuOn

Postar um comentário

0 Comentários