CÉLIO NOTÍCIAS
  • Home
  • Features
  • Mega Menu
Página inicialAmeaça de extinção de cargos públicos em Gentio do Ouro é volta ao tempo dos coronéis, diz Jacó

Ameaça de extinção de cargos públicos em Gentio do Ouro é volta ao tempo dos coronéis, diz Jacó

CÉLIO NOTÍCIAS sábado, abril 24, 2021

Por insistência do prefeito Robério Gomes Cunha, de Gentio do Ouro, na região de Irecê, os projetos 002/2021 que coloca em extinção 9 cargos do serviço público ocupados por mais de 150 servidores o e 003/2021 que extinguem cargos e outros jamais ocupados na esfera pública, voltaram à pauta da Câmara Municipal. Apresentados em 24 de fevereiro deste ano, eles tramitaram em regime de urgência, foram barrados pela pressão popular, e devem ser votados na sessão do próximo dia 29.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Gentio do Ouro, Claudia Oliveira, os projetos foram reapresentados em sessão nessa quinta-feira (22), e receberam manifestação contrária apenas de três dos nove vereadores: Tales de Tenor, Cladson (Kaka) e Ruy Cristiane. Uma assembleia virtual aberta à população está prevista na véspera da votação dia 28/04 , e, mais uma vez, a população saberá das consequências.

O projeto 002/2021 extingue cargos efetivos do serviço público como merendeira, cozinheira, motorista, telefonista, zelador, auxiliar, vigilante e recepcionista. Para o deputado estadual Jacó (PT), caso aprovados, será uma "volta ao atraso, ao tempo dos currais políticos e dos coronéis".

Falta de estabilidade e garantia de direitos para os trabalhadores também são pontos criticados pelo parlamentar, que prometeu acionar o Tribunal de Contas do Município, Defensoria Pública e Ministério Público contra o que chama de "lamentável e inconstitucional".

A ameaça de terceirização e precarização do serviço público em Gentio do Ouro, município a cerca de 700 km de Salvador e com pouco mais de 11 mil habitantes, é também motivo de preocupação para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade, Claudia Oliveira.

"Este projeto representa um retrocesso para um município pequeno como Gentio, em que as pessoas sobrevivem do serviço público, aposentadoria e garimpo. Se não for através do concurso, vai entrar só quem é da conveniência do gestor?", indaga a sindicalista.

Na justificativa do projeto que declara os cargos públicos efetivos em extinção, o prefeito de Gentio do Ouro, Robério Cunha, alegou a necessidade de promover o equilíbrio das contas municipais e diz que a medida resultará, "com o passar do tempo, na sua completa exclusão do quadro de cargos efetivos, facultando à administração utilizar-se de outros tipos de mão de obra, na forma autorizada pela legislação".

Fonte: Ascom - Deputado Estadual Jacó

Reactions
  • Mais recentes

  • Antigos

CÉLIO NOTÍCIAS

Postado por CÉLIO NOTÍCIAS

Célio Roberto atua na área de comunicação há mais de 13 anos. Iniciou sua trajetória cedo como Blogueiro ,e hoje é repórter policial na Rádio Jacobina FM e correspondente da Rádio Nova Iguaçu, em Salvador. Paralelamente à carreira no jornalismo, também trabalha como empreiteiro na área de construção civil, conciliando a experiência em comunicação com sua atividade no setor.

Talvez você goste destas postagens

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jovem de 18 anos mata padrasto de 41 anos a facadas e fere quatro na noite de Natal em Jaguariúna (SP)

Um homem de 18 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (25) após matar a facadas o padrasto, Leandro Flaeschen Moreira, 41. O crime ...

Redes Sociais

most-popular

5/recent/post-list

Recent-Post

3/recent/post-list

Random-Post

3/random/post-list

Labels

Search This Blog

Criado Jacobina Bahia Célio Roberto | Distribução @copyrigth2025

CÉLIO NOTICIAS

  • Home
  • Jacobina
  • Contato