Explosão é registrada em empresa de oxigênio em Fortaleza e deixa cinco feridos

Fábrica de oxigênio sofre explosão em Fortaleza neste sábado. — Foto: Jarbas Oliveiras

Uma explosão foi registrada na empresa White Martins, localizada na Avenida Francisco Sá, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24), por volta das 10h. Ambulâncias do Samu foram acionadas para o local. Cinco pessoas ficaram feridas, conforme o Corpo de Bombeiros. Três foram transferidas para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da capital. Segundo o IJF, os pacientes têm 19, 43 e 45 anos e todos se encontram estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem. As outras duas pessoas atingidas tiveram ferimentos leves e foram liberadas. 

 

A White Martins é uma das maiores fornecedoras de oxigênio hospitalar do Brasil e além da capital cearense, possui uma unidade instalada em Manaus. O governador Camilo Santana lamentou o ocorrido em publicação nas redes sociais e adiou o anúncio do novo decreto de isolamento social no Estado.

"Nossa equipe da Secretaria da Saúde também acompanha a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de saúde. Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas", publicou Camilo. 

 Em nota, a empresa confirmou a ocorrência de um incidente em sua unidade de Fortaleza. Afirmou que equipes da empresa estão se deslocando para o local e prestarão mais informações quando possível. 

 Prefeito Sarto Nogueira foi ao local da explosão na empresa de oxigênio para colher mais informações sobre o ocorrido. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação 

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, estava indo acompanhar a vacinação, quando soube da explosão e foi ao local para colher mais informações. Ele se manifestou pelas redes sociais sobre o acidente. "Estive há pouco na avenida Francisco Sá, na sede da Fábrica White Martins, onde aconteceu uma explosão na manhã deste sábado (24). O Corpo de Bombeiros já fez o isolamento da área, está orientando a população a ficar dentro de suas residências e junto com a Defesa Civil está inspecionando os imóveis da região".

Disse ainda que também mantém contato com a empresa, para acompanhar a questão do fornecimento de oxigênio. "Já estamos em contato com a White Martins para avaliar as medidas que serão necessárias para garantir o fornecimento de oxigênio aos nossos pacientes".

A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros, por prevenção contra possíveis riscos de novas explosões. A operação está sendo comandada pelo tenente coronel Valdyano, sob a orientação do comandante dos Bombeiros Militares da Capital, tenente coronel Gledson.  

 

Parte da sede da empresa do oxigênio ficou destruída devido a explosão. — Foto: Arquivo pessoal

Casas atingidasRuas no entorno da empresa onde a explosão aconteceu foram bloqueadas. — Foto: Leabém Monteiro/ SVM

Ruas no entorno da empresa onde a explosão aconteceu foram bloqueadas. — Foto: Leabém Monteiro/ SVM

O estrondo da explosão foi ouvido em diversos bairros da região e testemunhas relatam que o acidente fez com que casas da vizinhança ficassem com vidros e portões quebrados. Uma fumaça branca também foi vista em vários pontos da cidade. 

 

O forro do teto de um posto de combustível que fica próximo ao local caiu com o deslocamento de ar causado pela explosão. As vidraças de uma padaria quebrou e parte do forro do estacionamento do local também caiu durante a explosão.

Mayara da Silva estava no estabelecimento comercial com o filho e tinha acabado de entrar no carro quando ouviu a explosão. O veículo dela foi atingido por partes do forro. "Eu estava com meu filho de 2 anos dentro da padaria. Assim quando eu peguei ele a gente foi para dentro do carro e quando começou a explosão começou a trincar os vidros e parte do teto da parte da frente da padaria caiu em cima do carro, o veículo ficou amassado, mas a gente não se feriu"', disse. 

 

Outro morador relata que estava estacionando na Rua Padre Constantino, no Bairro Jacarecanga, quando ouviu a explosão. "Houve um deslocamento de ar muito grande, quando olhei vi a fumaça subindo", relata.

José Demóstenes dos Santos Filho mora próximo a empresa há 17 anos. Ele não estava em casa no momento do ocorrido, mas ouviu a explosão. "Estava na Sargento Hermínio fazer um serviço quando ouvi o estrondo e minha esposa me ligou desesperada para eu voltar para casa, porque tinha tido uma explosão", disse.

Para José, já era esperado que algo acontecesse. "Um negócio desse que trabalha com pressão, cilindro e oxigênio já era para ter saído daí há muito tempo, porque fica no meio de uma comunidade". 

G1

 

Postar um comentário

0 Comentários