PM vai convocar mil novos soldados aprovados no último concurso; Rui anuncia retorno do curso de sargento

[PM vai convocar mil novos soldados aprovados no último concurso; Rui anuncia retorno do curso de sargento]

A Polícia Militar anunciou nesta terça-feira (20) a convocação de mil novos soldados que foram aprovados no último concurso. Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, os candidatos aprovados serão chamados no segundo semestre de 2021.

"Uma convocação muito pleiteada por parte da sociedade civil e por parte nossa também para agregar valor ao efetivo, e que agora no mês de junho, na segunda quinzena, estaremos iniciando o curso", disse o comandante-geral.

O governador Rui Costa anunciou também que vai enviar para Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que retorna o curso de sargento da PM-BA. "Soldados e cabos poderão chegar a graduação de sargento em menor tempo através de um concurso interno", explicou Coutinho. 

Outra proposta apresentada é a criação de novas vagas de qualificação, os quadros tanto de oficiais como de praças estão aumentando para atender os dois ciclos, de acordo com com Coutinho. A partir de agora também haverá uma valorização meritocrática como convite para policiais mais novos para estudarem agregar valor e ascender funcionalmente. 

Está previsto também mais de três mil promoções ao longo de 2021. 

O novo fluxo vai contemplar a ampliação do curso de tenentes auxiliares, haverá duas turmas por ano, uma, inclusive, será concluída em julho. A próxima terá a capacidade de 100 vagas de policiais militares, esse curso possibilitará que os sub-tenentes possam ser oficiais por até três anos. 

A projeção de vaga para cursos da PM chegará a mais de 4,2 mil esse ano e será distribuída da seguinte forma:

Curso de formação de Soldado (CFS): 1.000;
Curso de Formação de Cabo (CFC): 1.400;
Curso de Formação de Oficiais (CFO): 76; 
Curso de Formação de Auxiliares (CFOA): 80; 
Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTA): 200; 
Curso de Formação de Sargento (CFS): 200;
Curso Especial de Sargento (CES): 1.300.

Saúde

Após casos de violência contra PM e de surtos da tropa, será implementado o projeto de avaliação psicológica preventiva, para todos os candidatos aos cursos de progressão na carreira, inclusive aqueles que ainda não iniciaram as aulas em 2021. Cerca de 2.300 policiais militares passarão por essa avaliação esse ano, estima o órgão.

Postar um comentário

0 Comentários