Prática do Voo Livre cresce em Jacobina, na Chapada Diamantina


Considerada referência nacional no âmbito do voo livre, a Bahia tem atraído cada vez mais a atenção de profissionais e amadores. Com uma rampa oficialmente inaugurada, em 2015, a cidade de Jacobina, na Chapada Norte, é conhecida como a “Cidade do Ouro” e há alguns anos tem se tornado um reduto para os que preferem estar, literalmente, sem os pés no chão.

Localizada na Serra da Amizade, na região leste da cidade, a rampa de voo livre tem estação meteorológica, quiosque e área de decolagem gramada. De fácil acesso (carro até o topo, sendo 6km até o centro da cidade), é bem sinalizada e proporciona a observação da beleza do município do alto, com vista panorâmica. A rampa de Jacobina já tem recorde de distância entre a decolagem e o pouso: 265km. Hoje, moram pilotos profissionais com alto nível de experiência na cidade. Dentre eles, está Kleuber Freitas, instrutor e piloto de voo duplo. “A Associação Jacobinense de Voo Livre trabalha pelo esporte, incentivando os pilotos e adeptos. Anualmente, promovemos eventos, como o ‘Jacobina Open de Voo Livre’ e sediamos etapas dos campeonatos baiano e regional, reunindo competidores de todo o país, além de estrangeiros. Em Jacobina, ainda existem rampas naturais, com destaque para a do Cruzeiro de Itaitu, distrito do município”, comenta Kleuber.

Para Ronildo Andrade, presidente da Federação Baiana de Voo Livre e diretor técnico da Associação Jacobinense de Voo Livre, além de bicampeão baiano no esporte, as condições meteorológicas da região estão entre as melhores do mundo, com fortes e grandes massas de ar quente, que permitem ganhar altura e voos de longas distâncias. “Só quem voa sabe o motivo pelo qual os pássaros cantam”, comenta.


 

Asa delta x parapente

Apesar de serem modalidades muito parecidas e ambas consideradas voo livre, asa delta e parapente têm diferenças entre si. O parapente tem a vantagem de ser mais leve, facilitando a descolagem e pouso do piloto. No entanto, é na asa delta que se atinge velocidades e distâncias maiores.

Paramotor

No distrito de Itaitu, conhecido como Parque das Cachoeiras no roteiro turístico da Chapada Norte, a modalidade de voo livre intitulada paramotor (parapente com motor) é bastante praticada. A beleza cênica do lugar, rodeado por serras e cachoeiras, atrai os visitantes e ainda possibilita a prática de outros esportes, como rapel e escalada. A agência Eco Sistema Adventure oferece o serviço, em meio a cenários deslumbrantes e imperdíveis, a exemplo da Cachoeira Véu de Noiva, com cerca de 60m de altura.

Quer experimentar?

Para fazer um voo duplo, é preciso ter mais de 18 anos ou estar acompanhado pelos pais ou responsáveis. O voo dura, em média, 15min e percorre 10km sobre as serras de Jacobina.

Informações gerais sobre voo livre em Jacobina:

 

Postar um comentário

0 Comentários