Shakira sonega R$ 97 mi em impostos na Espanha

A Agência Tributária da Espanha (equivalente à Receita Federal no Brasil) confirmou que a cantora colombiana Shakira sonegou 14,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 97 milhões) em impostos entre os anos de 2012 e 2014. De acordo com um relatório, a artista teria fingido que não morava no país e escondeu a renda por meio de uma rede de empresas.

A defesa da cantora alegava que, considerando sua agenda de shows e compromissos da carreira, ela não teria passado 184 dias na Espanha, o mínimo para ser considerada residente do país e ser obrigada a pagar impostos. Entretanto, o relatório traz a análise de técnicos da Receita espanhola, que discordaram dos argumentos.

Em uma matéria do jornal El País, divulgada em setembro de 2020, foi noticiado que Shakira era investigada por possivelmente ter 14 empresas fantasmas em diversos paraísos fiscais para tentar driblar a Receita espanhola.

Em 2011, Shakira chegou a pagar 24 milhões de euros à Espanha, que já havia a considerado culpada por sonegação. A cantora se mudou para Barcelona com o marido, o jogador de futebol Gerard Piqué, em 2011.

Bahia On

Postar um comentário

0 Comentários