Voo em Marte tem participação baiana


em DNA baiano no Planeta Vermelho. Mais precisamente no helicóptero Ingenuity, da Nasa, que foi para Marte juntamente com a sonda Perseverance e que fará nos próximos dias o seu voo inaugural. O engenheiro que liderou a equipe responsável pelo chip que comanda o helicóptero é Raja Gosula, indiano de nascimento mas que veio para Salvador com os pais quando contava apenas seis anos. Aqui estudou, cursando o ensino fundamental e médio no Colégio Antônio Vieira (CAV) e o universitário na federal da Bahia (Ufba), onde se formou. Parte da família segue por aqui, incluindo o pai matemático, professor aposentado da Ufba.

Daí que a torcida por essas bandas pelo sucesso do primeiro voo em Marte será reforçada. A estreia do helicóptero estava agendada inicialmente para o dia 11 de abril, mas já houve dois adiamentos para realização de ajustes e revisão de dados.

– Saber que os circuitos que projetei estão funcionando sob o capô em todo lugar é o orgulho da engenharia. Mas saber que eles estão funcionando em Marte é uma coisa de outro mundo! – comemora Gosula, diretamente de San Diego, na Califórnia (EUA), onde vive atualmente.

Desafio – O plano da Nasa é que o Ingenuity realize ao menos cinco testes de voo durante 31 dias terráqueos (ou 30 dias marcianos). O voo inaugural deve durar 40 segundos. O drone vai subir 10 pés acima da superfície do planeta, pairar no ar, girar e pousar. Nos testes subsequentes, a altura será ampliada e o aparelho também deve percorrer distâncias curtas.

A sustentação na fina atmosfera de Marte é um dos desafios que o drone enfrentará. Caso tudo funcione corretamente, a Nasa vai alcançar o feito histórico do primeiro voo motorizado em outro planeta.

“Centenas de milhares

de vidas teriam

sido salvas, caso o

presidente e outras

autoridades tivessem

cumprido com o seu

dever constitucional

de zelar pela saúde

pública? A resposta é

um retumbante sim”

Comissão da OAB, em parecer que avalia a conduta do presidente Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19

Prioridade para autistas

Projeto de lei apresentado pelo deputado federal Félix Mendonça, do PDT, pode impor a todos os estados a prioridade de imunização para pessoas portadoras de transtorno de espectro autista, como acontece, de forma pioneira, no Piauí.

– Queremos, por força de lei, que as pessoas que possuem esse transtorno sejam automaticamente incluídas nos grupos prioritários para a vacinação não só agora, mas em qualquer situação de emergência sanitária ou calamidade em saúde – explicou Félix.

A iniciativa do parlamentar pode corrigir a não inclusão de portadores do transtorno na lista prioritária da vacinação, em meio a pessoas com síndrome de down, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros fatores de risco.

Cafeicultores mobilizados

Cafeicultores da Bahia e de outros estados vêm debatendo o desenvolvimento de ferramentas para monitorar os riscos envolvendo oferta e demanda, a partir da mobilização de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vem promovendo encontros virtuais entre os proprietários e dirigentes de cooperativas para colher sugestões de aprimoramento.

– Essas ferramentas são fundamentais para o equilíbrio em todos os elos da cafeicultura e serão desenvolvidas para garantir que os recursos sejam empregados sem o comprometimento da remuneração do Funcafé – disse o presidente da comissão, Breno Mesquita.

POUCAS & BOAS

O Núcleo Territorial Neojiba Feira de Santana – Antônio Gasparini realiza hoje o Concerto Didático de Cordas a partir das 19h com transmissão pelo Facebook do programa Neojiba. Amanhã, no mesmo horário, a apresentação será do Concerto Didático de Sopros. Os dois eventos contam com apresentação das crianças, adolescentes e jovens instrumentistas que estudam música na instituição. No repertório estão obras eruditas de Bach, Brahms e Weber e também músicas populares consagradas.

O anúncio de uma nova sede, ocorrido na segunda-feira, ainda repercute entre a equipe de profissionais e familiares do público atendido pela Apae de Porto Seguro. De acordo com a direção da instituição na cidade, a expectativa é estar na nova sede a partir do mês de maio.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários