E o Carnaval 2022 ? Carnaval da Bahia

Rui Costa, governador da Bahia - Foto: Manu Dias | Divulgação

No decorrer da última semana, o governador da Bahia, Rui Costa, surpreendeu a todos com uma declaração sobre a total viabilidade do Carnaval em 2022. Otimistas, os empresários do setor, contam aqui sobre o que pensam sobre a folia do ano que vem.

Tenho Dito

"Acho absolutamente viável o Carnaval de 2022. Acho que tem todas as condições de vacinar a população brasileira e baiana até o final do ano. Acho possível ter não só carnaval, mas o verão, com a volta do turismo com mais força, a partir de janeiro do ano que vem".

"Sobre formato, não é hora de fazer exercício de futurologia", diz Fred Boat (Agogô Marketing)

"Recebemos essa declaração como uma surpresa positiva. Ficamos e estamos otimistas. Vivemos uma fase complicada por conta da pandemia e comemoramos com esse objetivo de ter esse futuro. Todos nós, no segmento do entretenimento, continuamos trabalhando como um todo para fazer o carnaval acontecer. Entre nós, é como uma empresa, e isso nos deu um incentivo a mais, claro. Foi uma fonte de energia", diz Fred. "Nosso canal de diálogo com o estado se dá através das associações do Carnaval de Salvador essa fala do governador, em contraponto a falas anteriores, onde se negava a festa, nos deu uma esperança muito grande. Mas é claro que não queremos um Carnaval marcado por mortes, com clima negativo, sem o clima real da festa. Por isso respeitamos a liderança maior do estado e compreendemos as razões para que isso seja assumido agora", completa ele. "Sobre formatos, não é hora de fazer exercício de futurologia, não cabe a nós. Está muito longe, e o que cabe ao carnavalesco é ter a esperança de termos um excelente carnaval. A repercussão da fala de Rui Costa, que é o maior líder do estado, como governador, prova isso. Só em ter, já ficamos felizes. E tendo como base as experiências internacionais, em eventos em Londres e Barcelona, por exemplo, acredito que haverá uma procura ainda mais intensa por parte do folião diante da festa, dos acessos, dos camarotes, que é o nosso caso. As aberturas que tivemos já demonstram que o público tem essa necessidade e avidez de consumir o lazer. O carnaval é um business que o público ama. E se precisarmos fazer ajustes, trabalharmos com algumas limitações, impostas pelos governos ou justiça, dialogaremos para realizar da melhor forma", finaliza.

Fred Boat
Fred Boat

"A nossa sensação é que tudo isso acontecendo, teremos o maior carnaval de todos os tempos", diz Guiga Sampaio (Diva Produções)

"A gente recebeu com otimismo a manifestação, também otimista, do governador. Assim como ele, o segmento aposta na vacinação, na vitória da ciência contra o vírus e na vitória da humanidade contra a pandemia. A gente imagina que a vacinação fluindo com velocidade, como já tem fluido, se ela se intensificar, com a chegada de novas vacinas, a gente já pode, na primeira metade do segundo semestre, ter um panorama bem mais favorável, que dê condições sanitárias de realizações de eventos, culminando com o Carnaval de Salvador, que é a maior festa popular do planeta", diz. "A nossa sensação é que tudo isso acontecendo, teremos o maior carnaval de todos os tempos. É que as pessoas estão com desejo de curtir, de se congraçar, de se aglomerar, se abraçar. Algo que foi reprimido por um bom tempo. E quando tudo isso, que está represado, for novamente liberado, teremos um movimento grandioso. Inclusive, há esse histórico na humanidade, e no Brasil, onde após outras crises e pandemias houve o registro das maiores festas, maiores encontros de rua, e maiores carnavais também", pontua. "Esperamos que a folia de 2022 seja justamente a representação de toda essa vitória, deste ciclo difícil que enfrentamos, de tantas perdas humanas, de tanta dificuldade econômica, perdas materiais. Nosso segmento em particular está devastado financeiramente, emocionalmente, estamos numa pior danada, e mesmo tendo linha de diálogo com o governo estadual, entendemos que estamos, de certa forma, no fim da fila dos retornos das atividades, mas que este momento está cada vez mais perto de acontecer e a gente quer muito voltar a trabalhar, obviamente dentro das condições sanitárias viáveis", reflete.

Guiga Sampaio
Guiga Sampaio

"O feeling que temos pelo público é que teremos um momento de aquecimento absoluto do negócio", diz José Augusto Vasconcelos (Grupo San Folia)

"É uma notícia muito boa. Temos que acreditar nisso, como empreendedores do segmento, inclusive, porque senão ninguém acredita também. Por isso, pensamos positivamente, mas lógico que seguimos de olho na segurança do público e do cliente. É claro que estamos nos preparando para o Carnaval, trabalhando para isso, mas isso não pode ser feito em cima da hora, porque senão isso não se torna viável. O nosso grande objetivo é ter a situação do país melhorada, acompanhar essa amenizada nas tristezas causadas pela pandemia", discorre o empresário. "Não acompanhamos algum diálogo com o governo estadual sobre isso, sobre essas ações que envolvem turismo ou entretenimento, a atitude foi unilateral, no entanto, alegra o mercado como um todo. E quando se fala em formato, ainda é achismo cogitar se teremos o modelo tradicional, como em todos os anos anteriores, ou se teremos mudanças, ajustes. Porque tudo isso vai mesmo depender da imunização da nossa população, que isso atinja níveis altos, até o final do ano, que mesmo lentos, cheguemos a novembro, por exemplo, com 80% da população vacinada contra a Covid-19", cita ele. "Ademais, especificamente no nosso público, LGBTQI+, o sentimento é de uma expectativa muito grande para que os eventos e o carnaval possam voltar a acontecer. O feeling que temos pelo público é que teremos um momento de aquecimento absoluto do negócio, dos ingressos vendidos, dos acessos dos blocos comercializados em si. Os artistas também nos mostram já uma alegria, ainda que receosos por conta de tudo de negativo que a pandemia trouxe e traz, a esperança é enorme", pontua.

José Augusto Vasconcelos por Reprodução
José Augusto Vasconcelos por Reprodução

"A fala refletiu em todo o país e as pessoas creem que dali em diante, tudo vai voltar a acontecer", diz Leonardo Ferreira (Núcleo 55 Produções)

"A reação do mercado como um todo foi muito positiva por conta dessa declaração do governador da Bahia. Da mesma forma que, lá atrás, foi duro ouvir que não teríamos a festa este ano, hoje também sabemos que só conseguiremos com a vacinação plena, com os olhos na ciência. E já enxergamos esse horizonte, da maioria da população vacinada e até da aquisição do imunizante por parte das empresas privadas por exemplo", frisa ele. "Tendo uma relação respeitosa com o governo estadual, acabamos esperando que esse momento fosse chegar, que ouviríamos essas palavras, independente de não haver um momento em que sentássemos para falar sobre isso. Mas compreendendo que tudo deve acontecer de forma segura e sensata. No nosso escritório, por exemplo, em momento algum cogitamos aceitar fazer shows e eventos, mesmo quando isso foi liberado, para um número pequeno de pessoas, justamente para não corrermos o risco de colocarmos nenhuma vida em perigo. Essa prudência foi e é importante", revela. "Essa fala de Rui Costa refletiu no país todo e as pessoas creem que dali em diante, depois do carnaval de 2022, tudo vai voltar a acontecer em termos de festas e eventos. Já recebemos ligações de diversos estados, com pessoas consultando a agenda do artista para o ano que vem, isso já se tornou uma possibilidade, algo que não estava acontecendo neste momento. Voltamos a sonhar, a sentir a agenda pulsar. E pessoalmente falando, não como gestor puramente, acredito que retornaremos no mesmo formato, claro, dentro desta crença da evolução intensa da vacinação no Brasil", relata. "Enquanto isso, até tudo se concretizar, Bell seguirá realizando algumas lives pontuais, que tenham motivos reais, com argumentos, como foi a do Carnaval em fevereiro, como será a do São João agora em junho. Além disso, o Cruzeiro Vumbora pro Mar, previsto para acontecer em novembro, tem sido comercializado com números impressionantes e hoje já temos 78% da capacidade do navio vendida. É sinal de que as pessoas não veem a hora de se divertir, com segurança, é claro", finaliza.

Leonardo Ferreira
Leonardo Ferreira

"Os artistas ficaram animados, porque ficar sem o carnaval de 2021 já foi uma surpresa muito triste", diz Marcelo Britto (Salvador Produções)

"É esse tipo de visão e comentário que queremos ouvir dos nossos governantes, motivando o entretenimento, mesmo ainda que aguardando a chegada mais massiva das vacinas contra a Covid-19, porém com esse plano, esse dia-a-dia com o assunto e com o segmento. Hoje a probabilidade de que a folia volte a acontecer é muito grande e isso nos alegra", disse. "A declaração do governo nos pegou de surpresa, não foi combinada com o setor, e inclusive, não imaginávamos que ele teria esse posicionamento agora, ao mesmo tempo em que em momento algum deixamos de acreditar nos nossos negócios, criar uma base na esperança da positividade, porque ao longo deste árduo 01 ano e 02 meses não suportamos mais notícias negativas. É claro que falar de carnaval agora, é muito precoce obviamente. Principalmente porque estamos intimamente ligados à chegada de vacinas no país e no estado. E o formato será definido, mantido ou ajustado, de acordo com esses números. Se tivermos o alcance dos bons resultados, não tem porque haver mudanças, se não tivermos, teremos que ter alternativas pensadas, seja em número de público, em tamanho de espaço, com mais protocolos e etc", disse. "Muito bom também ressaltar que os artistas ficaram animados, porque ficar sem o carnaval de 2021 já foi uma surpresa muito triste, e ficar sem a realização de dois seguidos, chega a ser inimaginável para eles. Então os vejo extremamente confiantes, rezando muito para que isso aconteça de forma segura, trazendo felicidade para todos. Acredito, inclusive, que voltaremos ao normal na festa de forma integral, em 100%. A pandemia vai passar, a sequência da vacinação será rotineira, conviveremos com alguma demanda do vírus, mas é impossível achar que viveremos em retração para sempre. O baiano gosta de contato, está na nossa cultura e DNA", finaliza.

Foto 06: Marcelo Britto por Reprodução.

Marcelo Britto
Marcelo Britto

 A Tarde

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