Hospital da Mulher realiza cirurgia inovadora de reconstrução de mama

 

Diagnosticadas com câncer de mama, duas mulheres, uma com 39 anos e outra com 42, terão a possibilidade, nesta segunda-feira (2), de fazerem, no Hospital da Mulher, unidade de referência no cuidado feminino da rede da Secretaria da Saúde do Estado, mastectomia e a reconstrução mamária completa em uma única cirurgia. Com procedimento inovador, as duas mulheres não precisarão ir para uma sala de cirurgia por mais de uma vez, seja para retirada do seio, seja para fazer a reconstrução da mama por inteiro.

O procedimento cirúrgico será coordenado pelo cirurgião plástico convidado Marcelo Sampaio, médico integrante do Hospital Sírio-Libanês. De acordo com ele, a ideia é a troca de expertise entre os profissionais. “Conseguimos além de debater temas como eficácia da matriz dérmica na redução da contratura capsular após a radioterapia, discutir o procedimento na prática”, comenta o médico.

O médico Marcelo Sampaio explica que o procedimento traz uma grande vantagem para a mulher, uma vez que ela já realiza as cirurgias em um único momento. “Quem tem uma mama reconstruída tem uma chance menor de ter depressão e também enfrenta o tratamento complementar de uma forma mais animada”, afirma ele.

Ele ainda destaca que o Hospital da Mulher tem utilizado os materiais mais modernos no mundo na reconstrução de mama. “Com esta unidade de referência, a Bahia rapidamente assumiu um protagonismo no atendimento e também no compartilhamento de informações e tecnologia”, pontua Marcelo Sampaio.

Desde a sua inauguração, em janeiro de 2017, até o ano de 2020, mais de 4.500 procedimentos cirúrgicos específicos da mama foram realizados pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Mulher.

De acordo com o coordenador de Cirurgia Plástica do HM, Guilherme Queiroz, a troca de experiência segue no sentido de se ter um aprimoramento cada vez maior do serviço.

SAUDE\BA\GOV

Postar um comentário

0 Comentários