Rui diz que se ocupação de UTIs seguir em 80%, estabelecimentos devem fechar; "quem não ouve conselho, ouve coitado"

 

Rui diz que se ocupação de UTIs seguir em 80%, estabelecimentos devem fechar; "quem não ouve conselho, ouve coitado"

O governador Rui Costa (PT) alertou que, caso os índices de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) continuem com média de 80%, bares e restaurantes devem voltar a fechar. A informação foi dada nesta terça-feira (18/5), durante o Papo Correria, transmitido ao vivo em suas redes sociais.

"Se isso infelizemente perdurar por alguns dias, essa taxa de 80%, teremos que dar um passo atrás e voltar as medidas restritivas, inclusive pra bares e restaurantes. É aquele ditado, 'quem não ouve conselho, ouve coitado', ao invés de funcionar a longo tempo de forma responsável, prefere funcionar a pouco tempo de forma irresponsável", alertou.

O petista afirmou que a contaminação cresceu "não só porque temos trazido pacientes de outros estados que nao possuem UTI mas também porque tem aumentado a contaminação em salvador", por conta das festas clandestinas. "Isso, na minha opiniao, é uma insensibilidade com o sofrimento alheio, com a vida humana. Eu vi uma festa aqui na Boa Viagem, Itapagipe, que a policia interditou, tinha 300 pessoas numa festa com portão fechado, local fechado. Ou seja, é quase um covidário e todo mundo pedindo para ser contaminado. São 300 pessoas que, ao sair desse local, cada um vai pra sua casa em locais diferentes de Salvador e vai acelerar a contaminação", desabafou.

Questionado sobre a demora da segunda dose da CoronaVac, o governador culpou o Ministério da Saúde. "A partir do nono lote [de vacina], o ministério disse 'aplique-se todas as doses que o Ministério vai garantir a segunda dose', e passou a ser uma determinação, nós seguimos. Infelizmente, o Ministério não garantiu", informou.
"O governo federal não faz nenhum favor ao comprar vacina.

Rui Costa também voltou a criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro, dizendo que "não é favor" que o chefe de estado compre as vacinas. "É por isso que eu falo e volto a repetir: ele atrapalhou e atrapalha a vacina", enfatizou

Postar um comentário

0 Comentários