‘Informante’ usa colete à prova de balas e ajuda nas buscas a Lázaro Barbosa

 Informante ajuda policiais e bombeiros a entrar nas matas durante a caçada a Lázaro Barbosa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um homem ajuda os policiais da força-tarefa nas buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, suspeito de uma chacina em Ceilândia, no Distrito Federal. Imagens mostraram que ele usava um colete à prova de balas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), se trata de um “informante”.

Há 13 dias, mais de 270 agentes buscam pelo fugitivo, que ainda não foi preso. Veja mais abaixo os passos de Lázaro durante a fuga.

Imagens gravadas no domingo (20), mostram o civil no meio dos policiais que procuram por Lázaro.

“Para proteger o denunciante, as equipes colocaram colete à prova de balas para que pudesse mostrar o local, que é de difícil acesso”, disse o comunicado da secretaria.

A SSP disse ainda que as equipes receberam uma denúncia de um lugar que Lázaro poderia estar usando como esconderijo. Porém, não confirmou, se o local realmente era ponto de refúgio do investigado. 

 

questionou ao comando da operação se o homem era morador da região e se outros civis já ajudaram nas buscas, mas também não obteve retorno até a última atualização da reportagem, nesta segunda-feira (21).

Após deixar a pé a base de comando na noite de domingo, inicialmente o homem disse que é de São Miguel do Araguaia. No entanto, ao ser questionado novamente, disse que morava em Cocalzinho de Goiás há 10 anos e que estava ajudando os policiais.

Ao ser perguntado sobre as contradições, o homem foi embora dizendo que não poderia mais falar, senão a força-tarefa não deixaria que ele ajudasse novamente. 

Colaboração de civis

A criminóloga Ilana Casoy explicou que o uso de civis que conheçam a região pode ser importante nas buscas a Lázaro. Ela disse que, para isso, é preciso que seja dada proteção e preservada a identidade.

“É importante trazer alguém que pense com a cabeça do Lázaro, que planeje uma fuga como ele, usando esse conhecimento da mata. É alinhar o conhecimento de um mateiro com a inteligência da polícia, que pode antecipar os passos dele”, contou.

Ela disse ainda que, em situações como essas, o estado é responsável por garantir a segurança do civil.

O advogado Dyogo Crosara acrescenta que a participação de um civil em uma operação policial é pouco usual, porém, não há ilegalidade.

A força-tarefa com mais de 270 policiais tem apoio de helicópteros, cães farejadores e drones, além de várias barreiras em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. Veja vídeo acima.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás criou um telefone para receber denúncias de possíveis localizações do fugitivo. Quem tiver informações relevantes pode encaminhar para o telefone (61) 9 9839-5284

G1

 

Postar um comentário

0 Comentários