Salvador :Recém-nascida de mulher que morreu aguardando regulação para UTI em Salvador testa positivo para Covid-19

Recém-nascida de mulher que morreu aguardando regulação para UTI testa positivo para Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Bahia 

A recém-nascida da mulher que morreu em UPA de Salvador, com Covid-19, enquanto aguardava por regulação para UTI, testou positivo para Covid-19 nesta terça-feira (1°). A informação foi confirmada pelo pai da menina, Wilson Pereira.

Segundo Wilson Pereira, o teste foi realizado na segunda-feira (31) e o resultado saiu nesta terça, mesmo dia em que a recém-nascida foi retirada da intubação e respira sem o auxílio mecânico.

A bebê, que nasceu em um parto de emergência, após uma gestação de sete meses, realizou outro exame nesta terça-feira e o resultado deve sair na quarta (2). Mesmo após a retirada a intubação, ela permanece sem previsão de alta.

Segundo o pai, ela tem tido pequenas melhoras no estado de saúde e houve um aumento de peso nesse período na maternidade. 

 

“Ela saiu da intubação ontem de tarde e já está sem os aparelhos. Ela teve um ganho de peso, está com 1,65 kg. Ainda não pode receber visitas. E como nasceu prematuramente, está precisando de todo cuidado e não pode receber visitas”, disse Wilson.

Como a companheira teve o quadro de saúde agravado e morreu por causa da doença, Wilson também foi testado nesta terça-feira. O resultado do exame dele não foi divulgado. 

 

O pai da garota contou que já aguarda o dia que a bebê seguirá para casa, para conhecer os irmãos, e o ambiente que foi preparado para ela pela própria mãe. Wilson disse que, apesar da esposa estar presente fisicamente, será “honrada” pela educação de Maria Isabel.

“A minha expectativa é pegar logo ela e trazer para casa. Para viver com os irmãos, ver o berço dela. Está difícil, mas aos poucos as coisas vão melhorar. Deus vai me dar força para criar ela e fazer o possível e o impossível para honrar a mãe”, contou.

Morte da mãeTaíse Santos da Conceição, gestante que morreu aguardando regulação na UPA de San Martin — Foto: Reprodução/TV Bahia

Taíse Santos da Conceição, gestante que morreu aguardando regulação na UPA de San Martin — Foto: Reprodução/TV Bahia

Taíse Santos tinha 35 anos e estava grávida de sete meses, quando deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de San Martin, na sexta-feira (28), com falta de ar e pressão alta. Ela teve uma parada cardíaca e foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foi acionada quando a situação se agravou.

Como a situação se agravou, os profissionais decidiram realizar um parto de emergência, na tentativa de salvar o bebê. A recém-nascida foi levada para a maternidade e a mãe acabou morrendo.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que a paciente já deu entrada na UPA com quadro gravíssimo, por isso, feito de imediato pedido à Central de Regulação de transferência para maternidade de referência já que se tratava de uma gestante com Covid-19.Ainda em nota, a SMS disse que com o agravamento do quadro, o Samu foi até a UPA e realizou manobras de reanimação cardíaca e, paralelamente o parto do bebê. Infelizmente a mãe não resistiu, mas os profissionais do Samu empenharam todos os esforços e conseguiram salvar a criança que foi levada imediatamente para assistência especializada. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários