STF marca julgamento de ações que pedem suspensão da Copa Améric

O presidente do STF, Luiz Fux, atendeu a pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora das ações | Foto: Carlos Moura | SCO | STF - Foto: Carlos Moura | SCO | STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, agendou para quinta-feira, 10, o julgamento de ações que reivindicam a proibição da Copa América no Brasil. O julgamento será em plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto em sistema eletrônico. Pela decisão do presidente do Supremo, o julgamento começará à 0h00 e acabará às 23h59 de quinta-feira.

Ao marcar o julgamento, Fux atendeu a um pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora de ações apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. A ministra apontou a "excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão", já que a competição começa no domingo, 13.

Na ação, o PSB argumenta que "a intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana"

Já a entidade sindical defende que o Brasil não pode sediar competições internacionais no esporte "enquanto perdurar a necessidade de isolamento social, o estado de pandemia e de calamidade pública em razão da Covid-19".

A Copa América ocorreria na Colômbia, mas foi cancelada por causa de protestos no país. O torneio, então, foi transferido para a Argentina, mas novamente cancelado, desta vez devido ao avanço da Covid. O Brasil, então, foi escolhido como sede, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários