Em segunda visita à JMC, Defesa Civil municipal conhece e acompanha atividades na mina subterrânea


 

 

A Defesa Civil do município de Jacobina, representada pela coordenadora Natália Santos, visitou as instalações da JMC Yamana Gold. Após conhecer a barragem no mês de maio, agora foi a vez de visitar a mina subterrânea e acompanhar algumas atividades de perto. Periodicamente a empresa recebe representantes de órgãos fiscalizadores para mostrar em campo os projetos em andamento e as atividades de rotina.

Além de conhecer os projetos produtivos da JMC, a Defesa Civil também conheceu os estudos e informações obtidas após a instalação de sismógrafos (aparelhos que detectam os movimentos do solo) que irão funcionar com o objetivo de obter dados sobre as ocorrências de microssismos que ultimamente vem sendo recorrentes em Jacobina e no estado da Bahia.  Desde o início deste ano um time de especialistas em sismologia está prestando consultoria para a JMC a fim de monitorar e estudar com maior detalhamento os impactos dos abalos sísmicos que vem ocorrendo na região norte da Bahia, bem como o levantamento das áreas de riscos sísmicos e suas consequências. Os estudos preliminares demonstram que a barragem está localizada em uma região segura.

“A visita foi muito enriquecedora e esclarecedora. Pude conferir de perto a segurança e quanto os funcionários estão preparados. É importante esse contato mais próximo e a comunicação direta para que possamos estreitar a relação entre a Defesa Civil municipal e a Yamana para que possamos continuar tendo respostas rápidas, esclarecendo sempre as dúvidas e informando a população”, afirma a engenheira civil e Coordenadora da Defesa Civil de Jacobina, Natália Santos.

“É muito importante esse contato e aproximação com a Defesa Civil, assim como com outros órgãos. Pudemos mostrar para a Defesa Civil os processos de desenvolvimento de mina e extração de minérios e também todos os controles envolvidos no planejamento e execução das atividades dentro da empresa”, comenta Antonio Marcos, Gerente de Operações de Mina.

Mina

O complexo de mineração Jacobina está localizado no estado da Bahia e consiste em cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego. As minas funcionam 24h por dia em escala revezamento de turno. O time é liderado pelo engenheiro de minas e engenheiro ambiental, Antonio Marcos Mendonça, que está na Yamana Gold desde 2018.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Postar um comentário

0 Comentários