Jacobina está de luto: Morre o empresário Reini Mota aos 94 anos


Um dos grandes ícones da história do empresariado jacobinense faleceu na tarde deste sábado (03.07).  Reinaldo Carvalho Mota, mais conhecido como Seu Reini, estava internado em Salvador, para tratamento de problemas renais, mas, infelizmente, não resistiu vindo a óbito aos 94 anos de vida. 

Seu Reini no inicio da sua carreira empresarial

Reinaldo Carvalho Mota nasceu em uma Fazenda, no município do Caém/BA, e aos 14 anos sofreu o seu primeiro grande impacto emocional com o abandono do seu Pai, isso fundamentalmente o impulsionou a gerar uma força que até o dia de hoje, às 16h, foi basicamente o arrimo de família que criou quatro gerações. Força que o levou a se tornar um grande empreendedor e empresário, inicialmente no município de Piritiba Bahia, onde fundou o Bar 7 Portas. 

Nessa sua trajetória, também foi carpinteiro, teve padaria e se tornou caminhoneiro. Ainda em  Piritiba,  comprou a primeira geladeira a gás e criou a primeira vitamina local, pois era um dos poucos que tinha liquidificador.

Anos depois, veio para Jacobina onde continuou o seu viés de empreendedor, passando  dentre outras atividades a alugar e concertar  bicicletas, além de abrir lojas que representavam marcas como Havaiana, Kichute, Vakiki, Monarque, Caloi entre outras.

Seu Reini foi também agropecuarista, criador de ouvimos, caprinos e bovinos. Foi um dos maiores produtores de sisal do Estado da Bahia, com produção baseada na região de Lages do Batata.  No distrito de Caatinga do Moura foi plantador de cebolas e tomates em larga escala.

Na atividade rural, alugou máquinas agrícolas e tinha alguns sonhos como, por exemplo, fundar uma galeria no município de Jacobina o que com a sua proatividade foi materializado através da   construção do Mini Shopping RCM1, e há  5 anos, em plena crise nacional, já com a ajuda dos filhos, resolveu abrir o RCM2.

Ao lado da esposa Dona Carmélia, sua inseparável companhia

Seu Reini nunca escondeu que dentre tantas conquistas, a  maior delas foi casar-se com Carmélia Judithe Bacelar, no dia 29 de junho de 1964, sendo que dessa união de 57 anos, renderam-lhes dois maravilhosos filhos: Reini Carvalho Mota e Romiltom Carvalho Mota Sobrinho. 

Nascido na Fazenda Casa Santa, no município de Caém, em 02 de fevereiro de 1927, seu Reini partiu aos 94 anos deixando órfãos sua esposa Dona Carmélia, seus filhos  Reinaldo Carvalho Mota Filho, Romiltom Carvalho Mota Sobrinho e Reini Carvalho Mota, e demais familiares, além de uma legião de saudosos amigos, construído durante uma vida onde soube trilhar o caminho do bem, dos bons exemplos, das grandes virtudes,  do respeito e amor ao próximo. Vai-se o homem, fica o exemplo!

Fonte:Jacobina 24 horas

Postar um comentário

0 Comentários