Segundo Fábio Vilas-Boas, com vacina e simancol, há bons sinais


Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do estado, disse logo após o São João que o povo baiano estava de parabéns por ter se comportado. Hoje, conclui o próprio, os indicativos apontam que ele acertou.

Diz Fábio que os números negativos vinham caindo e a sete dias estagnou num platô, ainda alto, digno de cuidados, mas já bem melhor:

– No pico da segunda onda, no fim de maio, o número de pessoas nas UPAs aguardando vagas nas UTIs era de 513 pessoas. Hoje são 12. A taxa ocupação agora é de 1.060, antes era 1.500. Estamos num otimismo cauteloso. É fundamental observar o que vai acontecer nestes próximos três ou quatro dias.

Camuflada — Fábio ressalva que essa estagnação já é uma elevação camuflada. Ou seja, se não houvesse festa no período, o cenário talvez fosse outro. No São João, apesar da grande maioria ter se acautelado, há pequenos problemas pontuais:

– O prefeito de Ibicuí (Marcos Galvão - PSD) me disse que lá a barra foi pesada. Mas são coisas pontuais.

Conforme as estatísticas da Sesab, o município que é o campeão baiano de contágio, contado a partir da proporcionalidade entre a população e infectados, é Itabuna (com 15.521,31 por 100 mil habitantes), seguido por Itororó (15.253,25) e Ibirataia (14.333,98), os três na região cacaueira. Também neles o lado ruim vem caindo, segundo Fábio Vilas-Boas, pelo feliz casamento da dupla ‘vacina e simancol’.

Lu de Ronny, o sinal feirense

O prato do dia ontem na imprensa de Feira de Santana foi o fato de a vereadora Lu de Ronny, viúva do ex-presidente da Câmara, ter sido indicada pelo presidente estadual do MDB para comandar o MDB Mulher lá.

A questão é que o prefeito Colbert Martins é do MDB e Lu é muito amiga de Fernando Torres (PSD), presidente da Câmara e inimigo número um do gestor. O fato é entendido com o partido se aproximando de Rui Costa.

Roma e Neto: ‘Traumático’

Em entrevista à Rádio Brado, uma web-rádio criada em Salvador para ser porta-voz dos segmentos conservadores, João Roma, ministro da Cidadania e deputado federal do Republicanos licenciado, disse que passou a vida servindo a ACM Neto e falou do rompimento, quando ele aceitou o convite para ser ministro.

– Foi traumático.

Semana passada o entrevistado foi o deputado Eduardo Bolsonaro. O alvo principal também foi ACM Neto.

No embalo do Estaleiro

E por falar em João Roma, na solenidade que o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) realizou anteontem em Brasília para autorizar o uso privado do Estaleiro Enseada do Paraguaçu teve prefeitos da área a convite dele.

Lá estavam Genival Deolino (PSDB), de Santo Antônio de Jesus, Ednaldo Oliveira (Republicanos), de Cruz das Almas, Marcus Vinicius (MDB), de Vera Cruz, Eunice Barreto (DEM), de Nazaré, e Gileno Santos (PP), de Muniz Ferreira.

Vila de Abrantes, obras na praça desfiguram cenário

Vila de Abrantes, em Camaçari, um point histórico com a presença dos jesuítas e os seus tradicionais quadriláteros na praça, depois um dos paraísos de Garcia D’Ávila, virou palco de polêmica por uma obra que mais parece uma agressão às marcas do passado.

A prefeitura municipal está gastando R$ 2,5 milhões com recursos do CAF, o banco da América Latina, em nome da requalificação da praça. O detalhe é que no meio estão sendo construídos quiosques que desfiguram completamente o cenário da histórica Igreja do Divino Espírito Santo, a marca principal do lugar. A OAB cobra um estudo sobre o sítio histórico, e o Ministério Público, apesar dos protestos, diz que está tudo bem.

REGISTROS

Centrão no muro 1

Pesquisa do Manhattan Connection, apresentada na TV Cultura pelo professor Felipe Nunes, da UFMG, diz que, dos 513 deputados federais, 119 são a favor do impeachment de Bolsonaro, 78 contra e 319 não se declararam. Ou seja, é o centrão, no muro.

Centrão no muro 2

Aliás, questionado sobre a posição do centrão em 2022, um baiano do grupo observou: ‘Os integrantes do centrão pensam muito no futuro. Deles, é claro’.

Luto em Gandu

Mais uma da Covid: Paterson Borges, 30 anos, chefe do gabinete do prefeito de Gandu, Leo de Neco (PP), de quem é primo, que tem 39 anos e já está vacinado. Tipo brincalhão, sempre de bem com a vida, era tido com um prefeiturável top.

Rodovia Herzem

O trecho da BA-262 entre Conquista e Anagé, 41 quilômetros, vai passar a chamar-se Rodovia Herzem Gusmão, o nome do prefeito de Vitória da Conquista que morreu em março vítima de Covid, conforme projeto do deputado Tiago Correia (PSDB). Ao todo, a BA-262 tem 355,4 quilômetros e liga o sul ao centro-sul baiano, de Ilhéus a Brumado.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários