Xi busca devotos para o Partido Comunista, mas regras rígidas atrapalham planos

O presidente chinês Xi Jinping durante Assembleia Geral da ONU

Em uma sala de reuniões decorada com uma bandeira estilizada com um martelo e uma foice, Kelly Hu detalhou suas deficiências.

Desde a infância, a estudante de 20 anos queria se juntar ao maior e mais antigo partido comunista do mundo, tendo crescido ouvindo "contos vermelhos" do passado revolucionário de sua família.

 

Nos últimos anos, ao embarcar na longa jornada para se tornar membro do Partido Comunista Chinês, ela equilibrou horas de palestras sobre ideologia do partido com trabalhos de conclusão de curso para seu diploma em biologia e passou 30 minutos por dia em um aplicativo nacionalista lendo artigos e assistindo a vídeos.

Seu último desafio foi impressionar os membros locais do partido.

Hu, junto com 12 outros jovens aspirantes, apresentou um relatório sobre sua história familiar e como seus pensamentos, estudos e vida melhoraram desde que recebeu o treinamento do partido.

 

Em seguida, ela respondeu a perguntas sobre suas respectivas deficiências -- para Hu, lacunas em seu conhecimento da história do partido e ser muito rígida com os membros da equipe -- antes de ser enviada para fora da sala para que os membros pudessem votar em seu destino.

Todos eles foram aceitos.

"Quando eles anunciaram que eu havia me tornado um membro do partido probatório, fiquei muito feliz, mas a atmosfera era tão solene que você não poderia mostrar sua felicidade", disse Hu, que não está usando seu nome verdadeiro porque não está autorizada a falar com a mídia, do encontro de junho no sul da China, onde estuda. "Você tinha que parecer calmo e não conseguia nem bater palmas."

Hu agora passará um ano como membro estagiário, o que significa que deve desempenhar as funções de membro pleno sem direito a voto nas eleições do partido. No final do ano, sua filial local decidirá se a admitirá no partido, que cresceu de apenas 53 membros quando foi fundado há 100 anos para mais de 95 milhões.

No passado, Hu poderia ter sido um membro bastante silencioso do partido, com pouco envolvimento em sua política. Muitos membros simplesmente aderiram porque suas famílias lhes ordenaram ou porque queriam uma vantagem no mercado de trabalho altamente competitivo da China, e podem não ser crentes fervorosos na ideologia partidária.

Mas isso está mudando.

O presidente chinês, Xi Jinping, cujo verdadeiro poder deriva de sua posição como chefe do Partido Comunista no poder, colocou mais ênfase na qualidade do que na quantidade. Ele exigiu lealdade absoluta dos membros do partido, lançou um impulso ideológico para fortalecer sua fé e desencadeou uma repressão à dissidência interna. Os membros são regidos por regras mais rígidas -- e milhões de quadros foram investigados por violá-las nos últimos nove anos, desde que Xi assumiu o controle do partido.

Eles também estão aderindo em um momento em que o partido enfrenta um maior escrutínio no exterior. O governo chinês enfrentou opróbrio internacional por suas alegadas violações dos direitos humanos em Xinjiang, repressão a Hong Kong e expansões militares no Mar da China Meridional. Sua política externa tem se tornado cada vez mais assertiva, prejudicando as relações já deterioradas com as nações ocidentais e alguns de seus vizinhos.

Aqueles que ainda aspiram a aderir enfrentam regras mais rígidas e mais requisitos quando se tornam membros, já que o partido pretende eliminar candidatos que se associem por motivos de interesse próprio, deixando apenas os membros mais devotos, como Hu.

O que é preciso para entrar

A jornada de Hu para se tornar membro do partido começou em setembro de 2019 com uma carta manuscrita de cinco páginas.

Na carta, ela detalhou por que queria se filiar ao partido e como suas ações se alinhavam com sua ideologia. Quando a filial local divulgou uma lista de nomes em potencial para membros, dando ao público a chance de levantar objeções, ela concordou.

Depois de ultrapassar esse obstáculo em abril do ano passado, Hu começou a assistir a palestras em festas, nas quais ela era obrigada a enviar notas manuscritas para garantir que estava prestando atenção. Todos os dias, ela passava meia hora no aplicativo Xuexiqiangguo, que ensina a ideologia de Xi e se traduz literalmente como "estudar a nação poderosa" ou -- como um jogo de palavras -- "estudar Xi para fortalecer a nação".

A doutrina de Xi foi inscrita na constituição do partido em 2017, tornando-o apenas o terceiro líder chinês a ter sua filosofia política homônima consagrada em seu panteão teórico.

A cada poucos meses, Hu entregava um relatório de autorreflexão escrito à mão sobre como ela havia servido ao povo e se aprimorado. Enquanto isso, os membros do ramo local a examinaram por meio de seus professores, colegas de classe e até de pessoas que ela não conhecia muito bem.

“Cada nível de avaliação e seleção é muito estrito”, disse ela. "Para cada avaliação, o ramo do partido irá às massas para aprender sobre como você está na vida real, em vez de apenas ouvir seus próprios relatórios."

É difícil conseguir admissão -- cerca de 12% dos candidatos em todo o país foram aceitos em 2019, de acordo com dados do partido.

Hu, no entanto, diz que o processo a mudou. Ela diz que passa muito tempo participando de atividades organizadas por sua célula local do partido, que vão desde assistir a filmes patrióticos até fazer trabalho voluntário, como limpar laboratórios de escolas e dar aulas para crianças do jardim de infância.

Xiao Ya, de 21 anos, membro do partido em estágio probatório na cidade de Guangzhou, no sul do país, disse que não pensou muito sobre isso quando se inscreveu pela primeira vez. Todos ao seu redor estavam se inscrevendo, então ela também fez uma inscrição.

"Eu apenas segui a multidão", disse Xiao Ya, que também está usando um pseudônimo para proteger sua identidade.

Logo, a festa estava ocupando uma grande parte de sua vida. Ela se ofereceu para maratonas e foi para uma parte remota e montanhosa da província de Guizhou para ensinar em uma aldeia de minoria étnica. Embora a escola tivesse piso de concreto e carteiras velhas, ela possuía projetores e computadores avançados, que a diretora disse a ela que foram pagos pela política de redução da pobreza do país. Ela sentiu que o governo havia ajudado muito as comunidades rurais.

“Sinto que devo aprender com o partido e me aperfeiçoar para melhor servir ao povo”, disse ela.

Tanto Xiao Ya quanto Hu estão sujeitas aos requisitos mais rígidos de Xi sobre novos recrutas, que foram introduzidos em 2014.

Embora a admissão no Partido sempre tenha implicado um rigoroso processo de seleção, agora as demandas são ainda maiores. A esperança é que aumentar o sarrafo manterá as pessoas que não são sérias fora.

Uma década atrás, um membro comum do partido teria apenas requisitos mínimos, como comparecer a uma reunião por ano e pagar taxas. Agora, com Xi, há mais reuniões e expectativas de trabalho voluntário, disse Bruce Dickson, professor de ciência política e assuntos internacionais da Universidade George Washington e especialista em Partido Comunista Chinês. De acordo com Dickson, um de seus amigos, que é membro do partido, diz que eles precisam estudar cada novo discurso de Xi.

"Há mais demandas -- especialmente quanto ao tempo das pessoas -- do que antes", disse Dickson. "Se você não está disposto a participar do partido, então (Xi) não quer você no partido."

Nos últimos cinco anos, menos pessoas foram admitidas no partido, talvez porque haja menos interesse em ingressar ou um maior nível de escrutínio sobre os candidatos em potencial, disse Dickson.

Nis Grünberg, analista sênior do Instituto Mercator para Estudos da China, que pesquisa a governança partidária do Estado, ecoou essa declaração. Ele disse que o partido queria "verdadeiros crentes" e estava "tentando eliminar todos aqueles que o usam para acessar redes e poder".

Xi quer um partido poderoso que possa mobilizar rapidamente quando necessário. Desde que subiu ao poder, ele reafirmou o partido no centro da vida chinesa, dobrou-se no fortalecimento da construção do partido e revitalizou células partidárias de base antes adormecidas em empresas e comunidades locais.

Por que as pessoas entram no partido?

Julian Li, de quase 20 anos, cresceu em um complexo militar, onde um retrato de Mao Tsé-tung estava pendurado em sua casa. Durante a Revolução Cultural, seu avô trabalhou para o Exército de Libertação do Povo (ELP), escoltando perseguidos para o campo. Seu pai trabalhava para o governo em Pequim e esperava que Li seguisse seu exemplo.

Sua filiação ao partido era quase uma conclusão precipitada.

Aos 18 anos, Li, que pediu para não usar seu nome verdadeiro para proteger sua família, juntou-se ao partido -- não porque estivesse especialmente interessado em ser membro ou trabalhar para o governo, mas para agradar seu pai. Ele nem mesmo escreveu sua própria carta de inscrição -- a secretária de seu pai preparou o material para ele.

Os pais de Li esperavam que a filiação ao partido ajudasse em sua carreira -- uma justificativa razoavelmente comum para ingressar, de acordo com Dickson.

Quando o partido foi fundado há 100 anos, seus membros eram intelectuais urbanos -- os operários não liam muito Karl Marx, o teórico alemão cuja ideologia ajudou a moldar a do partido inicial, disse Dickson.

Sob Mao, o pai fundador do partido e da República Popular da China, entretanto, os camponeses foram recrutados. O número de membros disparou de 4 milhões quando ele criou a nação comunista em 1949, para 35 milhões em 1977, logo após sua morte.

Depois que Jiang Zemin assumiu o partido e a presidência em 1989, ele introduziu uma doutrina política que recebia bem os proprietários de negócios privados e a classe média.

Com o crescimento da economia da China, o recrutamento voltou para as elites urbanas, melhor posicionadas para ajudar o país a crescer. A cada ano, os melhores e mais brilhantes são recrutados. Dos 4,7 milhões de novos membros aceitos entre 1º de janeiro de 2020 e 5 de junho deste ano, 1,9 milhão -- ou 40% -- eram estudantes, segundo dados do partido.

Para alguns, isso permitiu ao partido funcionar como um excelente clube de networking para os jovens profissionais mais amigáveis do país.

Um estudante de mestrado na casa dos 20 anos em Pequim -- que pediu para não ser identificado por motivos de privacidade -- disse que foi recrutado em seu último ano do ensino médio. O diretor de sua classe achava que ele era qualificado porque era o vice-monitor da classe, um aluno com responsabilidades adicionais. "Eu considerei isso a marca de um excelente aluno", disse ele.

Em empresas estatais, os membros do partido costumam ocupar cargos de autoridade - e mesmo em empresas privadas, existe a noção de que os membros do partido são bem-educados e "não têm esqueletos no armário", disse Dickson.

"Quase em qualquer setor em que você esteja, há um teto de vidro se você não for membro do partido", acrescentou. Há exceções -- embora o co-fundador do Alibaba, Jack Ma, seja membro do partido, nem Pony Ma, fundador e CEO da Tencent, nem o co-fundador do Baidu, Robin Li, são membros.

Usar a filiação a um partido simplesmente como uma forma de progredir é algo que Xi deseja impedir. Em vez disso, ele quer que seus quadros acreditem em sua doutrina.

"Ele claramente enfatizou muito que os membros do partido devem ser leais ao partido acima de tudo", disse Dickson.

Três recrutas com quem a CNN falou para esta história disseram que aderiram por razões ideológicas. Na China de hoje, expressar publicamente outras razões seria controverso e potencialmente colocaria em risco sua adesão.

O membro do partido Xiao Ya diz que não se juntou por motivos de carreira. Embora ela ache que os membros podem ter maior probabilidade de serem promovidos no trabalho, ela acredita que só a filiação não é útil para encontrar um emprego -- mas pode ser para aqueles que desejam trabalhar no serviço público.

Quanto ao aluno de mestrado, ele diz que há muitas pessoas que acreditam no comunismo no partido -- mas há uma série de motivações, e desde que as pessoas não sejam motivadas puramente por motivos egoístas, tudo bem, disse ele.

“Diferentes pessoas com diferentes motivos podem aderir ao partido e não o excluímos por ter outras ideias”, afirmou. "Aceitamos motivos múltiplos e não exigimos que todos sejam 100% puros e nobres."

O efeito de integrar o partido

Agora trabalhando com finanças em Londres, Julian Li diz que sua filiação ao partido tem pouco impacto em sua carreira ou vida, além de tornar sua mudança para o Reino Unido um pouco mais difícil.

Quando solicitou um visto para o Reino Unido, ele disse que precisava declarar que era membro do partido e se havia lidado com informações confidenciais na China.

"Achei isso muito problemático", disse ele, acrescentando que estava aborrecido por ter que tomar outra providência para manter uma associação que ele não queria em primeiro lugar.

No exterior, a filiação partidária muitas vezes carrega um estigma. Quando se revela que figuras públicas são membros, isso é visto como um motivo de preocupação. Quando os Estados Unidos introduziram regras de imigração no ano passado para restringir as viagens de membros do partido, as autoridades norte-americanas disseram que estavam impondo restrições de viagem "para proteger nossa nação da influência maligna do partido". Essas preocupações foram aumentadas por recentes acusações de espionagem conectadas a autoridades chinesas e pesquisadores ligados às forças armadas chinesas.

No passado, a forma como alguns políticos e mídia ocidentais retratavam a filiação partidária era injusta, diz o analista sênior, Grünberg.

Muitos membros eram simplesmente patriotas -- e não era apropriado suspeitar que todos fossem agentes chineses. "É exagerado se você retratar todos os membros do partido como apenas um grande grupo monolítico de pessoas que tentam influenciar quando estão no exterior", disse Grünberg.

Dickson também vê isso como uma "leitura errada" do que significa ser membro. “Dos quase 95 milhões de pessoas que estão no partido, menos de 10% têm cargos oficiais”, disse.

"Ser apenas um membro do partido não faz de você uma líder de torcida para o regime.", disse Dickson.

Mas a exigência de Xi pela lealdade absoluta dos membros do partido também os tornou alvo de suspeitas, uma vez que são obrigados -- pelo menos oficialmente -- a sempre seguir a linha do partido e servir aos seus interesses.

Para Julian Li, ou outros cansados ??das crescentes demandas e problemas no exterior, desistir não é realmente uma opção.

Algumas pessoas são expulsas -- e a pressão crescente para erradicar as maçãs podres significa que as punições são exigidas com mais frequência.

"O sistema está realmente analisando com mais cuidado e mais detalhes o que as pessoas fazem e como se comportam", disse Grünberg.

Mas se alguém quisesse deixar o partido por conta própria, não está claro como faria isso e que tipo de consequências poderia enfrentar. Embora tenha havido conversas no início da presidência de Xi sobre a limpeza dos membros inativos, a ideia foi abandonada depois que ficou claro quantas pessoas poderiam desistir, disse Dickson.

"Assim que eles perceberam quantas pessoas poderiam aproveitá-los nessa oportunidade, e quando perceberam o quanto a festa poderia encolher como consequência, eles decidiram que não valia a pena", disse ele.

Isso significa que o partido deve encontrar um equilíbrio entre ter a elite mais instruída e ainda ser amplamente representativo da população em geral, para que não fique fora de alcance, disse Grünberg.

"Você não quer muitos no clube", disse ele. "Acho que eles acreditam firmemente que encontraram uma boa mistura de tentar obter as elites e as pessoas mais capazes, mas também de ficar um pouco em contato com a realidade que é diferente na China."

O que significará a filiação partidária no futuro

Embora o endurecimento das regras por Xi aumente a possibilidade de que a filiação ao partido signifique mais, os especialistas dizem que as obrigações dos membros precisarão não superar os benefícios se o partido quiser continuar atraindo talentos.

Em 2013, o partido estabeleceu uma meta de crescimento anual de cerca de 1,5% nos próximos 10 anos, de acordo com o jornal de Hong Kong, South China Morning Post.

Se os membros tiverem que passar algumas horas por semana em sessões de estudo, parece um "anacronismo" que remonta a uma época diferente, quando as pessoas viviam vidas mais simples, disse Dickson, acrescentando que algumas pessoas podem decidir que não vale a pena se dar ao trabalho.

"Só está consumindo mais o tempo deles, o que é frustrante", disse ele.

Também é possível que as regras rígidas de Xi para ser aceito apenas entraram em vigor antes do centenário do partido, que caiu em 1º de julho.

"Parece tão fora de sintonia com a situação atual", disse Dickson. "Xi está tentando transformar todos os membros do partido em membros leais, e não está claro se terá tanto sucesso porque as pessoas estão levando vidas ocupadas."

Se as pessoas são alimentadas à força por uma rotina, "isso não cria lealdade, mas sim ressentimento. Portanto, pode facilmente sair pela culatra", acrescentou. "Se os melhores e mais brilhantes não querem se juntar ao partido, eles podem ter que reavaliar essa ênfase na lealdade."

CNN

Postar um comentário

0 Comentários