Execuções na fronteira: Filha de governador paraguaio não era alvo de atiradores, diz polícia

 Haylee Carolina Acevedo Yunis, filha de Ronald Acevedo, governador de Amambay, no Paraguai, foi executada Haylee Carolina Acevedo Yunis, filha de Ronald Acevedo, governador de Amambay, no Paraguai, foi executada Foto: Reprodução/redes sociai


A Polícia do Paraguai acredita que Haylee Carolina Acevedo Yunis, executada neste sábado ao sair de uma casa de festas na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil, não era e o alvo dos criminosos. A jovem era filha de Ronald Acevedo, governador de Amambay.

Autoridades apontam que o objetivo da ação seria tirar a vida de Omar Vicente Álvarez de 32 anos, conhecido como "Bebeto", que acabou morto após ser atingido por 31 tiros. Outras duas mulheres brasileiras também foram baleadas e não sobreviveram ao ataque.

— O objetivo principal seria Osmar Alvarez, vulgo Bebeto, mas como essas pessoas o acompanhavam, também foram vítimas — explicou o chefe da investigação, Jorge Vidallet, em entrevista coletiva, conforme publicou o jornal paraguaio Hoy.

Foram encontrados mais de cem munições na cena do crime. Omar Álvarez dirigia um carro e a filha do governador estava sentada no carona. Conforme a imprensa local, ele não tinha passagem pela polícia.


Família já foi alvo de atentados

A morte da jovem de 21 anos reviveu outros atentados sofridos na família do governador Ronald Acevedo. Ele formava um clã político com os dois irmãos, José Carlos Acevedo, que concorre à reeleição para prefeito de Pedro Juan Caballero neste ano, e do ex-deputado Robert Acevedo, vítima da Covid-19 em fevereiro.

Conforme o jornal La Nación, em abril de 2010, Robert foi alvo de um ataque a tiros enquanto fazia uma viagem de carro. Atingido por dois disparos, foi socorrido em um hospital e sobreviveu. O motorista e o zelador que o acompanhavam não resistiram.

Na época, o político afirmou que o ataque foi uma resposta a denúncias feitas pro ele contra o narcotráfico. A oposição, por outro lado, acusa a família de envolvimento em negócios relacionados à venda de armas, drogas e cigarros. Robert sempre negou as acusações.

Outro atentado foi registrado contra a família em setembro de 2016. Na época, criminosos atiraram granadas contra a sede da rádio AM 570, propriedade da família Acevedo. Os dispositivos não explodiram e foram retirados do teto posteriormente.

Já em 2018, mais uma vez o ex-político foi alvo de atiradores quando trafegava em um carro. Na ocasião, um policial que trabalhava como segurança do ex-parlamentar morreu.

Morte de vereador

No total, cinco pessoas foram mortas na fronteira entre Brasil e Paraguai entre a tarde de sexta e a manhã deste sábado. Entre as vítimas também está o vereador da cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, Farid Charbell Badaoui Afif (DEM), de 37 anos. Ele foi executado quando andava de bicicleta na cidade que é vizinha de Pedro Juan Caballero. Horas antes, publicou um vídeo nas redes sociais falando que visitaria algumas repartições na região.

Ainda não se sabe o que teria motivado o assassinato. Em nota, a Câmara Municipal de Ponta Porã lamentou a morte do político. O enterro foi realizado no cemitério Cristo Rei neste sábado

Extra Globo


Postar um comentário

0 Comentários