Capitólio: buscas por desaparecidos 'não cessarão', diz chefe do Corpo de Bombeiros

Autoridades detalham transbordamento de dique em Nova Lima e tragédia em Capitólio — Foto: Sérgio Leite / TV Globo

O Corpo de Bombeiros seguirá nas buscas pelos desaparecidos da tragédia que assolou a cidade de Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, neste sábado (8). A estimativa da corporação é que 20 pessoas ainda devem ser localizadas.

Em entrevista concedida à imprensa na tarde de sábado, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo, informou que somente as buscas por mergulho serão interrompidas no período noturno. As buscas por avião não foram possíveis devido às más condições de tempo.


O deslizamento de uma rocha atingiu três embarcações, com pelo menos 34 pessoas e causou cinco mortes. Guarnições de Piumhi, Passos e Poços de Caldas, cidades do Sul do Estado, foram deslocadas com apoio da Marinha do Brasil. No total, cerca de 40 militares estão atuando por lá.

No total, nove pessoas estão recebendo atendimento médico na região:

  • 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;
  • 3 pessoas ainda não têm estado de saúde confirmado e estão sendo atendidas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio;
  • mais 4 pessoas com ferimentos leves estão na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio, com ferimentos leves.

Outras 23 vítimas foram atendidas e liberadas na Santa Casa de Capitólio.

Veja imagens do momento em que pedra gigante cai e atinge embarcações em Capitólio (MG)

Veja imagens do momento em que pedra gigante cai e atinge embarcações em Capitólio (MG)

Identificação das vítimas

Nenhum dos cinco mortos foi identificado até a tarde deste sábado, de acordo com a chefe da Divisão de Medicina Legal do Interior da Polícia Civil de Minas Gerais, Dra. Marcela Sena Braga.

"Essas vítimas não estavam com documento de identificação. Serão coletadas as digitais para análise do Instituto de Identificação e, se necessário, da Polícia Federal", disse Sena Braga.

Ainda segundo a Polícia Civil, os corpos foram encaminhados para o posto de Medicina Legal de Polícia Civil de Passos, a 74 km de Capitólio, onde serão realizados os exames necroscópicos para identificar as causas dos falecimentos.

A Perícia Criminal também esteve no local para proceder com a coleta de vestígios e análise das rochas, bem como para acompanhar a liberação dos falecimentos.

Feridos em acidente em Capitólio (MG) foram levados para cidades próximas; veja no infográfico — Foto: G1

Circunstâncias do acidente

Ainda de acordo com o coronel Edgard Estevo, o que se sabe até o momento é que uma grande placa rochosa caiu de forma perpendicular ao espelho d'água, conforme mostram os vídeos que flagraram o acidente.

A Polícia Civil de Minas Gerais vai investigar se a circulação de embarcações naquele local eram autorizadas, mas informaram que, no momento, a prioridade é a liberação dos corpos. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários