Suspeito de vender smartphones do Paraguai sem pagar impostos é detido pela PF no sudoeste da BA

Smartphones comerciados sem pagamento de tributos foram apreendidos em Vitória da Conquista — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Um homem foi detido em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, por suspeita de vender smartphones de última geração importados do Paraguai, sem pagar tributos. Ele foi flagrado em uma operação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã desta segunda-feira (20).

O suspeito, que não teve nome divulgado, é apontado como um dos maiores vendedores de produtos tecnológicos da região. O homem divulgava as mercadorias pela internet e enviava os aparelhos para todas as partes do Brasil.

De acordo com a PF, as investigações da "Operação Mercado Negro" tiveram início quando as ações do homem foram descobertas. Ele comercializava os equipamentos de maneira ilegal há pelo menos cinco anos e movimentou milhões de reais com a prática fraudulenta. O valor não foi detalhado pela polícia.

A polícia também não informou a quantidade de aparelhos que foram apreendidos na ação desta manhã, que cumpriu mandados de busca e apreensão.Smartphones comerciados sem pagamento de tributos foram apreendidos em Vitória da Conquista — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Smartphones comerciados sem pagamento de tributos foram apreendidos em Vitória da Conquista — Foto: Divulgação/Polícia Federal

O homem foi levado para a delegacia e será indiciado por descaminho, crime tipificado no Código Penal Brasileiro como a prática de “iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria”.

A pena máxima pode chegar a quatro anos de prisão, somado ao crime contra a ordem tributária, que tem pena prevista de reclusão de dois a cinco anos e multa. A PF não informou se ele ficou preso ou foi liberado após prestar esclarecimentos. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários