Aliado à tecnologia e ambientes virtuais, cursos de graduação digitais crescem no Brasil

 


Dados do Censo de Educação Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que, em 2020, os cursos de ensino não presenciais foram os mais escolhidos pelos estudantes. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos na modalidade remota e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais. 

 

Um dos principais motivos para esse aumento é a praticidade proporcionada pelos cursos digitais, tornando a rotina mais cômoda, facilitando a conciliação entre trabalho, estudos e outras atividades do dia a dia. 

 

A Faculdade Ages segue essa tendência, oferecendo cursos totalmente digitais e conta com a Ages Live, modalidade que possibilita aos alunos acesso a ambientes simulados de prática, bibliotecas e laboratórios digitais, em um modo inovador de aprendizado. Neste modelo de ensino, as discussões entre os estudantes e professores acontecem em um ambiente virtual, assim como na sala de aula, porém, em um modelo 100% digital e ao vivo. 


Assim como nos cursos presenciais, as áreas de ensino nessa modalidade são variadas, oferecendo cursos tecnólogos, bacharelado e licenciatura. Para os alunos, a principal vantagem em optar por um curso digital é a praticidade. De acordo com Michele Tiergarten, coordenadora nacional da Ages Live, pessoas com rotinas agitadas pelo trabalho e por tarefas diárias, encontram nesse modelo a oportunidade de fazer uma graduação sem que precisem abrir mão das outras atividades.  

 

“Os estudantes que escolhem um curso digital possuem grandes vantagens. Acredito que a principal seja a comodidade de estudar de qualquer lugar com acesso à internet, podendo vivenciar a experiência e a interação com os melhores professores. Além disso, as aulas são gravadas e ficam disponíveis no decorrer de todo o semestre para que os estudantes tenham autonomia na gestão do tempo: participam das aulas ao vivo e/ou acompanham as gravações.”, destaca Michele Tiergarten. 

 

Entre os cursos oferecidos pela Ages Live, estão Arquitetura Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Meio Ambiente; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Jurídicas; TI e Computação; Ciências Humanas; Engenharias; Gestão e Negócios e Turismo e Hospitalidade.

POR TAMARA LEAL

Postar um comentário

0 Comentários