Equipes
da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e Capitania Fluvial de
Santarém no local do acidente — Foto: Arney Barreto/Tv Tapajós
Um
acidente envolvendo um micro-ônibus deixou cinco pessoas mortas em
Santana do Tapará, em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na
manhã desta segunda-feira (7).
De
acordo com informações de testemunhas, o motorista posicionou o veículo
para embarcar na balsa que faz a travessia de Santana do Tapará para o
porto do DER, também em Santarém. Parte dos passageiros estava dentro do
veículo, enquanto outros aguardavam do lado de fora. Nesse momento,
ainda segundo testemunhas, o motorista desceu do veículo para chamar os
demais passageiros, mas não teria puxado o freio de mão. O micro-ônibus
desceu, bateu em um cabo de aço que não suportou o peso do veículo e se
rompeu; em seguida a van caiu dentro do rio.
Segundo a Polícia Civil o ônibus estava com a documentação em dia e tinha autorização para passeios.
![]() |
Acidente com micro-ônibus deixa mortos em Santana do Tapará — Foto: Arte/g1 |
O
subcomandante do 4º Posto de Policiamento Destacado (PPD) da CANP,
subtenente Bezerra, informou que o ônibus levava 11 pessoas, incluindo o
motorista, mas nem todas estavam dentro do veículo no momento do
acidente.
O
dono do micro-ônibus, por sua vez, informou que foi um dos passageiros
que ligou o veículo, que acabou desengatando e caindo no rio. Das oito
pessoas que ficaram no veículo, duas conseguiram pular e se salvar.
De
acordo com informações da empresa Camila Transportes, que faz a
travessia de balsa Monte Alegre/Santarém, a partir do porto de Santana
do Tapará, há uma adolescente de 17 anos desaparecida. Ainda não há
informações sobre o número de sobreviventes.
Equipes
da Capitania Fluvial de Santarém e da Polícia Civil estão no local do
acidente para apurar mais informações sobre o caso. A Prefeitura de
Santarém também encaminhou uma equipe da Defesa Civil Municipal, uma
psicóloga e a coordenadora de Portos, Sandra Santana.
Em
nota, a Capitania Fluvial de Santarém informou que o acidente aconteceu
por volta das 5h, conforme o que foi repassado por testemunhas à equipe
de Inspeção Naval, e que a equipe enviada ao local está fazendo
levantamento de informações "a fim de instruir eventual inquérito".
Por
volta das 9h40, o Instituto Médico Leal (IML) fez a remoção dos corpos
para necropsia. As cinco pessoas que morreram no acidente foram
identificadas e eram da mesma família.
O
micro-ônibus foi fretado em Santarém para levar um grupo de pessoas
para um evento festivo no setor 11, em Monte Alegre. O acidente
aconteceu no momento em que o veículo era manobrado para embarcar na
balsa que sairia do porto de Santana do Tapará com destino ao porto do
DER, em Santarém.
O
caso foi registrado no plantão do delegado Lucivelton Ferreira, na 16ª
Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, que já iniciou as
investigações.
![]() |
| Peritos do IML removendo os corpos das vítimas do acidente com micro-ônibus em Santana do Tapará — Foto: Arney Barreto/Tv Tapajós |
Bombeiros
foram acionados para fazer a retirada do corpo de uma pessoa que está
preso dentro do veículo, segundo informações do subtenente Bezerra. "Nós
fomos acionados por volta das 5h30 da manhã informando essa situação
que o micro-ônibus perdeu o freio e caiu do lado da balsa. Cinco corpos
foram retirados, e tem ainda o corpo de uma pessoa dentro do
micro-ônibus. Estamos aguardando o Corpo de Bombeiros que está vindo de
Santarém para retirar esse corpo. O motorista disse que foi realmente
problema de freio, que ele não chegou a acionar o freio de mão. Mas as
investigações estão a cargo da polícia judiciária", disse.
Fonte: g1



0 Comentários