Bahia registra primeira morte por coqueluche em cinco anos

CÉLIO NOTÍCIAS
Por Célio Roberto
0

 https://midias.correio24horas.com.br/2024/11/20/vacina-contra-a-coqueluche-2509079-article.jpg

A Bahia registrou o primeiro óbito por coqueluche no estado em cinco anos. A vítima foi uma bebê de nove meses da cidade de Teixeira de Freitas, localizada na região sul. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a menina morreu no último dia 12.

Ainda segundo a pasta, a criança não tinha registro de ter sido vacinada contra a doença. O último óbito por coqueluche registrado no estado aconteceu em 2019.

Até o momento, 18 casos da doença foram confirmados na Bahia. Desse total, 78% foram em pessoas do sexo feminino. Quanto à faixa etária, 46% dos registros foram de pacientes com idades menores que um ano.

Ao todo, a Sesab contabilizou 81 notificações da doença este ano e o critério de confirmação laboratorial foi utilizado em 83% dos casos. O número de notificações este ano, até o momento, já é 19% maior do que o registro de todo o ano de 2023. O número de casos confirmados, por sua vez, é nove vezes maior este ano do que em todo o ano passado, quando apenas dois casos foram confirmados.

A coqueluche é uma doença infecciosa respiratória causada por uma bactéria e tem como principal característica a ocorrência de crises de tosse seca e intensa. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto de uma pessoa suscetível (não vacinada) com outra que está portando a doença, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou fala. Os sintomas da coqueluche, inicialmente, são semelhantes aos de um resfriado comum.

Correio 

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)