
A prefeita de Várzea Nova, Daiane
Severina Pereira, sancionou a lei que proíbe a queima e a soltura de
fogos de artifício com efeito sonoro ruidoso no município. O projeto foi
de autoria dos vereadores Raimundo Ferreira e Abnadabe Brito, aprovado
pela Câmara Municipal e agora transformado em lei.
De
acordo com o texto sancionado, ficam proibidos os fogos de estampido
que produzem barulho, sendo permitidos apenas os de efeito visual. A
exceção é válida apenas para o período das festas juninas e para a
virada de ano.
Eventos
públicos ou particulares que utilizarem fogos com estampido estarão
sujeitos a multa. Quando o alvará for emitido para pessoa física, a
penalidade será de dois salários mínimos. Já para pessoas jurídicas, a
multa será de oito salários mínimos. O descumprimento também poderá
resultar na inclusão do CPF ou CNPJ do responsável no cadastro municipal
de devedores, caso a multa não seja quitada no prazo de três meses após
a notificação.
O
município também fica impedido de incluir dívidas decorrentes dessa lei
em eventuais programas de recuperação fiscal (REFIS). Um servidor do
setor de tributos será designado como fiscal específico para o
cumprimento da nova legislação.
A lei foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira 22 de abril de 2025 e já está em vigor.
Fonte: Jacobina 24 Horas
0 Comentários