Deputada americana diz que decisão de restringir vistos é “aviso” a Moraes

A deputada americana María Elvira Salazar, do Partido Republicano, o mesmo do presidente Donald Trump, afirmou na quinta-feira (28) que a decisão dos Estados Unidos de restringir vistos para estrangeiros que "censuram" americanos é um "alerta" ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Que isso sirva de alerta aos tiranos do mundo e aos simpatizantes, como Alexandre de Moraes. Se você tentar censurar cidadãos americanos, até mesmo além de suas fronteiras, você não é bem-vindo aos Estados Unidos", escreveu a congressista nas redes sociais.

"Os dias em que repressores usufruíam de nossas liberdades enquanto as negavam aos outros acabaram. A liberdade de expressão é sagrada e nós a defenderemos em todos os lugares", concluiu a deputada.

A restrição de vistos a estrangeiros foi anunciada ontem pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, também nas redes. Em publicação, ele chegou a mencionar a América Latina. No entanto, não deu detalhes sobre essa nova medida.

Em setembro passado, María Salazar apresentou um projeto para barrar vistos de autoridades estrangeiras que eventualmente violassem a Primeira Emenda da Constituição americana. O artigo garante os direitos à liberdade de religião, de imprensa, de expressão, de se reunir pacificamente e de peticionar o governo.

Na ocasião, a parlamentar declarou que Moraes seria parte da "vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk".

À época, o X (antigo Twitter), que pertence a Musk, havia sido suspenso por decisão do ministro do Supremo.

 Fonte:CNN