A Polícia Civil faz um alerta sobre uma prática criminosa que tem feito vítimas em Coração de Maria, a cerca de 30 km de Feira de Santana. Conhecido como “golpe da facção”, os suspeitos se passam por integrantes de organizações criminosas para extorquir dinheiro dos moradores da cidade. (Entenda abaixo como funciona o esquema)
Nos últimos meses, mais de dez pessoas já foram vítimas do crime. Ao g1, o delegado titular da Delegacia Territorial (DT/Coração de Maria), Idelfonso Monteiro, explicou que a prática acontece no público em geral, mas com foco principal em idosos.
Entenda como funciona o esquema:
- Informações das vítimas são levantadas através das redes sociais;
- Os suspeitos entram em contato com a vítima através de ligações ou mensagens de texto e citam dados pessoais delas (nome completo e endereço residencial);
- Após passar os dados da vítima, o golpista informa que faz parte de uma facção da região e que a vítima é informante da polícia;
- São feitas ameaças para a vítima e familiares;
- Os criminosos cobram valores para que não haja "consequências".
Ainda de acordo com o delegado, estabelecimentos comerciais de Coração de Maria também têm sido alvo dos golpistas. Uma das vítimas teve o prejuízo de mais de R$ 2 mil em um único golpe.
"Eles fazem o contato com os proprietários do estabelecimento e cobram uma suposta 'proteção' para que esses comércios não venham a ser alvo de furtos ou roubos. Depois que a vítima realiza o primeiro pagamento, os golpistas costumam continuar exigindo quantias cada vez maiores", detalhou o delegado.
O que fazer ao receber a ligação
Ao receber ligações do tipo, a vítima não deve realizar pagamentos, alerta o delegado. A recomendação é gravar as conversas e registrar um boletim de ocorrência.
“Caso receba a ligação, a vítima pode ignorar e desconversar o golpista. Em seguida, registrar a conversa por prints ou gravação e procurar a polícia para formalizar o boletim de ocorrência”, orientou.
A Delegacia Territorial de Coração de Maria investiga as circunstâncias do caso para identificar os suspeitos.
Delegacia Territorial (DT) de Coração de Maria — Foto: Fala Genefax
Fonte:G1
0 Comentários